A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec implementou nos últimos dois anos medidas administrativas que estão surtindo efeitos positivos para a manutenção dos programas de sanidade, inspeção e defesa animal e vegetal no Tocantins.
O presidente da Agência, Marcelo Aguiar Inocente, buscou recursos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e firmou convênios no valor R$ 5.429.286,20 reais, para equipar a Agência com material permanente para escritórios, consumo, informática, veículos, entre outros.
Visando o fortalecimento da política de sanidade e defesa animal e vegetal, o governo do Estado do Tocantins, por meio da Adapec investiu recursos dos convênios na aquisição de 19 novas camionetas que estão sendo utilizadas nas ações de defesa agropecuária e nas fiscalizações das barreiras volantes. Investiu também em cursos de qualificação para os servidores que atuam nas barreiras em todas as regionais. E com recursos do tesouro estadual estão sendo reformadas as 30 barreiras fixas, que serão entregues em breve.
O diretor de Administração e Finanças da Adapec, Pedro Sales, ressalta que as medidas administrativas tomadas pelo Órgão foram acertadas e que já é possível ver os resultados deste trabalho. "São ações que infelizmente demandam tempo por causa da legislação que temos que cumprir, mas os resultados estão aparecendo, como por exemplo, a aquisição de mesas, cadeiras, armários para a sede e os escritórios locais, oferecendo melhorias no atendimento aos usuários e mais conforto para os servidores," disse.
Investindo no processo de informatização para dar qualidade e agilidade os serviços prestados aos produtores rurais, a Adapec adquiriu um novo servidor de maior potência, que permite aumentar a capacidade de processamento e o desenvolvimento de novas tecnologias. "Além do servidor, estamos entregando aos escritórios locais, 181 computadores, 89 impressoras e mais 23 GPS," contou Marcelo Aguiar. O serviço de informatização inclui ainda a implantação da GTA Eletrônica que é integrada a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), um banco de dados nacional, que permite o aprimoramento das informações.
Entre as muitas medidas administrativas que beneficiaram o setor produtivo agropecuário do Tocantins está a criação e aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Remunerações – PCCR dos servidores da Adapec, defendida pela direção do órgão e que beneficiou 640 profissionais concursados. "A aprovação do nosso PCCR foi uma das grandes conquistas que tivemos, fruto de uma luta nossa, junto com os servidores, e que foi reconhecida pelo governo do Estado como fundamentais para as ações de defesa agropecuária animal e vegetal do Tocantins", ressaltou Marcelo Aguiar.