Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ex-prefeito de Sampaio é Condenado a Mais de Seis Anos de Prisão

Data do post: 12/06/2014 19:16:22 - Visualizações: (923)

Segundo a Justiça Federal, o ex-gestor desviou verbas da saúde. Ele deve cumprir a pena em regime semiaberto.

Imagem da internet  Pedro Lopes da Silva, ex-prefeito de Sampaio, na região do bico do papagaio norte do Tocantins, foi condenado pela Justiça Federal a 6 anos e 8 meses de reclusão em regime semiaberto, por desvio de verbas públicas do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

A decisão saiu na ultima segunda-feira (9), sendo proferida pela Vara Criminal, que considerou a prática de crime continuado, com aumento da pena em um terço, uma vez que foram apresentadas provas da "existência concreta" de pelo menos dois desvios.

Segundo a Justiça Federal, entre janeiro e dezembro de 2000, quando Silva era prefeito de Sampaio, ele desviou R$ 26.232,18 do FNS. O montante deveria ter sido aplicado em ações do Programa Piso de Assistência Básica do Ministério da Saúde.

O ex-prefeito admitiu, de acordo com as informações, que cometeu o crime e usou o dinheiro para pagar despesas particulares como, por exemplo, a compra de vacinas para gado com cheque da Prefeitura.

Conforme a Justiça Federal, além da pena, o ex-gestor ainda foi punido com a suspensão dos direitos políticos, perda do cargo público e a inabilitação para exercer outro, eletivo ou por nomeação, pelo prazo de cinco anos.

Fonte: G1/TO