Entrevista foi concedida com exclusividade ao Portal Tocnoticias, no qual o ex governador falou sobre sua candidatura, das defesas de Bonifácio na Assembléia, dos planos para a TO-126 e sobre a tão falada lama asfaltica onde citou: "Estão tentando maquiar os problemas do Tocantins".
Marcelo explicou que a sua candidatura é uma realidade e que jamais ele entraria numa disputa dessa feita através de um convite de seus companheiros do PMDB sem está apto, e hoje ele é pré candidato pelo PMDB, ressaltando que na situação política atualmente existem dois processos, sendo um sobre a questão do Senado Federal que se encontra no Supremo Tribunal Federal, e o outro é um agrava regimental que está no Tribunal Superior Eleitoral e nenhum desses dois processos ainda em tramite, não o impede de se pré candidatar ao Governo do Estado. "Eu quero deixar bem claro a esta população, que nos orgulha de saber que no Bico do Papagaio tem pessoas que querem participar do debate, e eu os convido para esse debate. Então eu quero tranquilizá-los que vamos amanhã participar da convenção, os nossos opositores tentaram de todas as formas impedir essa nossa pré candidatura, mas quem vai decidir que o Marcelo é candidato ou não, é a justiça, e o povo quer participar do debate conosco, mas a justiça irá decidir através do Tribunal Regional Eleitoral aqui do Tocantins, e eu tenho certeza absoluta que eles serão sensíveis em saber que nada nos impede de ser candidato a partir deste Sábado com a nossa homologação minha e da Senadora Kátia Abreu e dos demais companheiros Deputados Estaduais e Federais" Explicou Miranda.
Em outra parte da entrevista, foi perguntado pelo nosso repórter sobre as constantes defesas que o Deputado Estadual José Bonifácio está fazendo para com sua pessoa na Assembléia Marcelo citou: "Eu vou falar com muito orgulho, pois quando você conhece pessoas que realmente vivenciam o dia a dia com a sua experiência e com a sua dedicação, e que aqui eu quero dizer ao povo do Bico do Papagaio, com todo respeito que eu tenho aos líderes e aos liderados, eu hoje tenho orgulho de dizer que devo finezas ao nobre Deputado José Bonifácio, José Bonifácio Prefeito, José Bonifácio Deputado, Bonifácio pai, avô e esposo, eu vou dizer da família, Bonifácio hoje pra nós todos é um exemplo de um líder político que não só o Bico, mais o Tocantins enxerga. E a minha gratidão pelas suas defesas e defesas estas que a população também se junta a ele, porque o que ele diz, e o que ele tem dito, não é uma coisa só pra ele, ele tem dito para a população, ele tem defendido aqueles que não só defendem o Marcelo Miranda, mas defende um Tocantins melhor, um Tocantins para todos. Então eu quero agradecer nesta oportunidade que estou tendo ao Deputado José Bonifácio pela defesa que vem fazendo não só pelo dia das contas, mais vem fazendo dos interesses não só do Marcelo Miranda, mais do interesse da sua comunidade". Agradeceu Marcelo.
Continuando a conversação com o ex governador, lhe foi perguntado sobre o que ele achava da renúncia do Siqueira, e sobre o seu pretenso adversário nesta eleição e das ações que este vem desenvolvendo para tentar impedir sua candidatura tanto através da Assembléia como pressionando os prefeitos em especial os do Bico do Papagaio, Marcelo respondeu: "Sempre na minha vida pública e pessoal, a gente tem que reconhecer os méritos das pessoas, eu já tive a oportunidade de ser deputado por três mandatos, presidente da Assembléia, fui Governador por dois mandatos, um interrompido no penúltimo ano, por questões que os meus opositores nunca assimilaram as derrotas que foram dadas a eles, 'não pelo Marcelo', mas pelo povo tocantinense, por isso que a saída do Governador e a saída do seu vice que foi pior ainda porque este poderia estar a frente do Governo durante nove meses eu acho que poderia dar uma resposta a sociedade com a renuncia do primeiro, e eu posso resumir que foi lamentável a atitude deles e com isso alguns prefeitos a quem merecem o nosso respeito, tentaram de uma forma até desrespeitosa, colocando nomes de prefeitos que não tinham assinado este documento, e eu acho que vem aqui uma ressalva e dizer que não cometam esse tipo de imprudência. Se não dão conta do serviço, só vão até onde o braço alcança. Por isso eu só queria dizer mais uma vez: O Tocantins precisa de uma nova política partidária, a política do Tocantins precisa ser mudada mesmo, a política tocantinense tem que realmente está preparando líderes que queiram participar do debate, queiram participar do desenvolvimento sócio econômico do seu Estado, e infelizmente eu quero dizer que eles saíram pela porta do fundo, e eu sempre bato no peito com orgulho, não vejo nenhum empecilho em dizer: O Marcelo saiu pela porta da frente! Por isso eu me credenciei a estar nas ruas, está nas praças, levando o ombro amigo e recebendo também o ombro amigo das pessoas, por isso, que eu sou muito grato a essa população do Bico do Papagaio e do Estado do Tocantins por ter me confiado durante muitos anos, mandatos eletivos que vem transformando, vem me ajudando a transformar, e me ajudaram num passado bem próximo, transformar esse Estado".
Asfaltamento da TO-126
Na oportunidade, foi perguntado ao ex governador e pretenso candidato, sobre o reinicio das obras de pavimentação da TO-126 entre Maurilândia e Itaguatins que foram iniciadas durante seu ultimo mandato e paralisada após o seu asfaltamento, se em caso de uma pretensa vitória os indígenas e a população local poderia contar com o término desse asfalto em um todo, Mirando respondeu o seguinte: "È mais uma pergunta bem apropriada para o momento. Nós sabemos da questão, isso já foi discutido, e rediscutido com a Funai, Nós sabemos que temos alguns problemas na questão do trecho entre Maurilândia a Tocantinópolis, problemas de questões indígenas, porque eu sei que os índios querem, mais a Funai não admite. Eu mesmo quando Governador discuti com a Funai essa questão, e não foi só a questão de Itaguatins, Tocantinópolis e Maurilândia não, aqui em Tocantínia, em Rio Sono, tem vários locais que a cidade não se desenvolve por causa justamente da questão da pavimentação. Mais voltando a questão de Itaguatins a Maurilândia que você falou que o atual gestor deu inicio a pavimentação: 'Tem que parabenizar', o que for de bom para a comunidade eu acho que você tem que aplaudir. Agora, será que vai dar certo? Será que vão fazer mesmo? Se já estão iniciando nós temos que agradecer, parabenizá-los, mais quero que realmente façam, pois no meu Governos nós tivemos problemas, questões contratuais, então nós deixamos, não tivemos condições de fazer aquela pavimentação, mas podem ter certeza que se vier a acontecer e hoje nós vamos homologar a nossa candidatura se Deus quiser! Eu tenho certeza que será uma das obras que nós não vamos deixar passar em branco, porque nós sabemos que faltam poucas estradas, poucas rodovias a serem pavimentadas". Esclareceu Miranda.
Lama Asfáltica nos Municípios
Na ultima pergunta, interrogamos ao ex governador se o caso da famosa "Lama Asfaltica" que está sendo passado em alguns municípios e programado para ser feito em todos as cidades, não seria a mesma situação que o fez perder o mandato na ocasião do programa gerido por ele denominado "Governo Mais Perto de Você", Marcelo respondeu: "É mais um abuso de poder. Se eu que fiz um programa social, chamado 'Governo Mais Perto de Você', que eu trouxe benefícios pra perto de toda a população e o Governo mais perto do povo, fui punido, imagine o que o atual Governo está fazendo pra tentar mudar a aparência de cada município. È injustificável, mas o que mais me deixa tranquilo e sereno, é que no meu processo não diz lá que o Marcelo desviou recursos. O processo diz que o Marcelo ajudou no Governo Mais Perto de Você e tanto na questão de doações de áreas, lotes no Setor Taquari na minha época. Então eu estou muito a vontade pra dizer a vocês o seguinte: 'O que o Governo tem procurado fazer que não fez em três anos e meio, em seis meses não vai fazer'. Porque eu sou o seguinte, não só porque eu governei o Estado, mas a gente tem que observar o que é bom, a gente tem que ser justo, mais da forma que eles estão fazendo é até uma irresponsabilidade e um desrespeito ao cidadão tocantinense. Eu vejo por esse ângulo porque não se pode maquiar o Estado, um Estado tão jovem e querem agora maquiar pra tentar reverter, e vou mais além, tentam de todas as formas banir os líderes, mais não vão conseguir, porque não estão conseguindo no tapetão, pôr na cabeça da população mais uma vez que é na forma do tapetão que se ganha eleição no Tocantins. A população quer participar do processo democrático, e é por isso que eu convido a todos os companheiros do 'Bico', que assimilem bem a partir do dia 1º de Julho depois de passado as convenções, depois dos registros das candidaturas em quem você vai realmente dar a oportunidade de estar a frente dos destinos do Estado do Tocantins. Hoje nós somos pré candidatos, mais a partir do dia 05 de Julho, a partir do momento que você registra sua candidatura, quem vai decidir é o Tribunal Regional Eleitoral, então eu acredito que esta oportunidade que você está nos dando, que o Bico do Papagaio está nos dando, eu só quero dizer 'muito obrigado', obrigado a vocês todos e continuem contando com Marcelo Miranda". Encerrou o ex governador.
A convenção do PMDB que irá escolher o nome do candidato a Governador e demais candidatos da chapa acontece neste sábado (28), na capital Palmas.
Assistam abaixo a entrevista na íntegra: