O Tocantins atrai investidores por meio da oferta, pelo governo do Estado, de incentivos fiscais, infraestrutura, desburocratização, sítios aeroportuários, facilidades documentais, localização e corredor logístico.
Estas ações pretendem trazer para o Tocantins novos empreendimentos, gerando empregos e renda, estimulando a arrecadação de impostos e desenvolvendo a economia. Somente em três anos, cerca de 140 empresas foram beneficiadas com incentivos fiscais pelo governo.
Segundo o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Jair de Aguiar, uma das ações para atrair empresas para o Tocantins é o programa estadual de incentivos fiscais. "São 11 modalidades de incentivos fiscais nas áreas de comércio atacadista e de medicamentos, e-commerce, confecções, produção de frutas, pescado e carne, de indústria automobilística e o mais atual que é o prologística, que busca atrair investidores devido ao potencial logístico do Estado", destacou, citando ainda as reduções tributárias e facilidades para instalação e manutenção do empreendimento.
Aguiar conta que a preocupação do Estado é tirar a dependência da população em relação ao funcionalismo público e fazer com que os trabalhadores tocantinenses ingressem na iniciativa privada, e para isso, além de atrair novas empresas oferecendo infraestrutura, incentivo fiscal e logística, o governo do Estado tem capacitado trabalhadores, prestadores de serviços e fornecedores para que possam atender as demandas dos investidores.
O Brasil no Tocantins
Nos últimos três anos, o governo do Estado vem realizando um trabalho agressivo por parte dos gestores da Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) com a finalidade de atrair empresas para o Tocantins. Dentre as ações está o projeto "O Brasil no Tocantins" que tem o objetivo de promover o potencial do Estado e captar novos investidores nos principais centros econômicos do Brasil. O projeto já realizou 10 edições e percorreu os estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo, onde esteve por 5 vezes apresentando o projeto e captando novos investidores. Como resultado da iniciativa, inúmeras empresas visitaram o Tocantins e muitas delas estão operando ou em fase de instalação no Estado.