Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Com Ampla Cobertura, Estado Sensibiliza População Sobre Importância de Manter Vacinação em Dia

Data do post: 28/06/2014 16:34:20 - Visualizações: (676)

Com campanhas e articulação com as equipes da Saúde da Família e agentes comunitários, o Estado do Tocantins sensibiliza a população para manter sua carteira de vacinação em dia. 

Foto Josy Karla-ATN  Atualmente, a vacinação é o procedimento que possibilita maior impacto na redução de doenças e mortes. No calendário básico de imunização do Ministério da Saúde, são fornecidas 14 doses de vacinas para as diferentes faixas etárias, que são encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde do Tocantins.

Conforme a coordenadora estadual de Imunização, Marlene Alves, os 139 municípios do Estado contam com uma ou mais salas de vacinação. "Se o município é pequeno, temos ao menos uma sala de vacinação, mas existem municípios que contam com vinte ou mais salas. Nossa meta é fazer com que a população chegue a esses locais e mantenha sua carteira de vacinação em dia", destacou.

Para alcançar um maior número de pessoas imunizadas no Estado, algumas estratégias são adotadas pela Coordenação Estadual de Imunização. "É um trabalho que a gente faz mês a mês. A vacina chega do Ministério da Saúde e encaminhamos para o município. Nós temos a equipe da Saúde da Família que faz o nosso elo com o município e os agentes comunitários, que são sensibilizados a fazerem a articulação junto aos cidadãos", explicou Marlene Alves. 

Erradicação de doenças

Graças à cobertura de vacinação gratuita, algumas doenças já foram erradicadas ou estão sob controle. "A Foto Josy Karla-ATNpoliomielite está erradicada nas Américas, está se trabalhando para erradicar no mundo; o sarampo está sob controle; o tétano neonatal, que antes era muito falado, hoje quase não se ouve mais falar em casos dessa doença", destacou.

Calendário de vacinação

Logo nas primeiras horas de vida, o bebê começa o seu calendário de vacinação, com a vacina BCG - para os que nascem com mais de dois quilos – e a vacinação contra Hepatite B, que tem a sua segunda dose administrada no primeiro mês.

A vacinação segue em atualização ao longo de toda a vida. A vacina dupla/adulto - contra tétano e difteria, por exemplo, é recomenda a cada 10 anos.

Fonte: Cláudio Paixão/ATN