A Prefeitura de Tocantinópolis em parceria com o Governo Federal deu início a construção da UPA 24s.
A construção da Unidade de Pronto Atendimento em Tocantinópolis vai melhorar significativamente o acesso dos tocantinopolinos e demais cidades da região aos serviços de Urgência e Emergência no Sistema Único de Saúde (SUS).
A UPA de Tocantinópolis, contará na sua totalidade, com atendimentos médicos com plantões de 24 horas, sendo que estes atenderão especialidades de Urgência e Emergência, Médico Clínico Geral, visando um atendimento qualificado para atender a demanda do município e cidades circunvizinhas. Tocantinópolis terá o modelo de UPA Porte I: que tem de 5 a 8 leitos de observação. Capacidade de atender até 150 pacientes por dia e que possui uma população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.
A obra está sendo construída na Rua Floriano Santos ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, e está orçada em R$ 1.610.456,77 (Um milhão seiscentos e dez mil quatrocentos e cinquenta e seis reais e setenta e sete centavos), recursos repassados pelo Ministério da Saúde e que conta com a contra partida da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis.
A Unidade de Pronto Atendimento será equipada com equipamentos que dará suporte maior aos pacientes, como: aparelhos de Raio X, ultrassonografia, aparelho de ECG (Eletrocardiograma) monitores cardíacos e profissionais técnicos qualificados para atender a demanda de baixas complexidades como Hipertensão, até as mais altas como fraturas, sendo assim triados e encaminhados para uma internação caso necessário.
De acordo com o prefeito Fabion Gomes a construção desta importante obra no seu governo é fruto de muito esforço e dedicação para com o município e principalmente para com o povo. “Fico muito satisfeito com a realização de mais esta obra em meu governo. O Governo Federal tem ajudado bastante nossa cidade; fazemos os projetos e buscamos a concretização e a realização dos benefícios para o povo. Isso mostra o empenho, o esforço e o compromisso da nossa administração em trazer melhorias satisfatórias e que buscam a solução de quaisquer necessidades que os nossos munícipes vierem a ter”, comentou o prefeito.
O que é uma UPA?
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.