Com a expansão das escolas de tempo integral, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está fortalecendo o ensino e a aprendizagem no Tocantins.
O Estado já conta com 50 unidades da rede estadual funcionando em tempo integral e sete grandes escolas estão sendo construídas, com investimento de R$ 71 milhões.
A tradicional imagem das escolas como espaço marcado apenas por salas de aula, em que os alunos depois do final de um turno voltavam para casa, está cada vez mais diferente. Nas escolas de tempo integral, meninos e meninas de todas as idades contam com um atendimento diferenciado, participam de atividades esportivas, recebem acompanhamento psicopedagógico, fazem aulas de música e de dança, entre outras atividades, no contraturno das aulas.
Técnica pedagógica da Educação Básica, Maria do Rosário Dias Rodrigues Barbosa aponta os benefícios que elas trazem para a vida dos alunos. "O nosso currículo é diferenciado. Além das disciplinas do núcleo comum, temos uma parte diversificada, ligadas a questões culturais e a profissionalização. Os alunos também têm uma maior integração com o professor, com acompanhamento que atendam as suas necessidades", ressaltou.
Formação
Entre as atividades desenvolvidas nas escolas de tempo integral ligadas a cultura, esta, por exemplo, a criação de orquestras, como a Sanfônica Amor Perfeito do Tocantins da Escola Girassol de Tempo Integral Vila União, em Palmas, que conta com a participação de aproximadamente 30 alunos.
Um dos principais objetivos da Orquestra é resgatar valores culturais através da música, despertando nos alunos e nas famílias tocantinenses o gosto pela música e arte com o uso do acordeon e ao mesmo tempo que conhece a história de grandes clássicos, e reverencia os grandes mestres como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Mário Zan, Robertinho do Cordeon e compositores regionais.
No que tange a capacitação profissional as escolas oferecem o ensino médio integrado com cursos técnicos, esse ensino também esta estendido a outras escolas estaduais. Assim os alunos concluem o ensino médio capacitados para entrar no mercado de emprego em diferentes áreas como saúde, com o técnico em Enfermagem e no administrativo com o curso técnico em Administração.
Os cursos são integrados a grade curricular das escolas conforme as necessidades de cada município, com o objetivo de garantir uma formação cidadã e dar mais condições para população entrar no mercado de trabalho.
Projeções
Os alunos desde cedo conseguem identificar o diferencial de estudar em uma escola de tempo integral e destacam a importâncias das atividades desenvolvidas para o fortalecimento dos seus currículos. A estudante do primeiro ano técnico em Administração, Nathália Rodrigues de Sousa toca acordeon e fala da importância da música na formação dos alunos. "Além de dar uma oportunidade de tocarmos um instrumento, a música ajuda a gente se concentrar e temos a motivação de um bom comportamento para participarmos das apresentações e viagens", ressaltou.
Já o estudante o estudante Paulo Lucas Abreu da Silva, de 14 anos, faz projeção das possibilidades que o ensino médio técnico cria para o mercado de emprego. "Uma boa oportunidade, se chegar uma pessoa com o curso regular em uma empresa com o currículo, e se chegarmos com o curso técnico estamos à frente e temos muito mais chance de conquistar a vaga”, ressaltou.