O governo do Tocantins, por meio da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), está recuperando as rodovias de todas as regiões do Estado.
Nas regiões central, sul e sudoeste – onde a malha viária estava bastante desgastada – as obras encontram-se em diferentes fases, que vão de tapa-buracos até a sinalização horizontal e vertical.
Uma das principais rodovias do sul/sudoeste é a TO-374, no trecho entre Lagoa da Confusão e Gurupi, por onde é escoada maior parte da produção de soja, arroz, melancia e calcário de Lagoa da Confusão e de outros municípios, como Cristalândia e Dueré.
Na maior parte do trecho, as obras estão concluídas e a rodovia já está recebendo a sinalização, facilitando a vida de quem passa por ali em viagem ou transportando as riquezas do Tocantins.
Para o prefeito de Dueré, Nélio Rodrigues Araujo, a TO-374 é uma das rodovias de maior trânsito, principalmente de caminhões com carga pesada, devido a sua ligação com Lagoa da Confusão, grande produtora de arroz, soja e melancia. "É de grande importância para nós à reconstrução desta estrada. Nosso município compõe uma das regiões que mais produz grãos no Estado e com nossas rodovias reconstruídas o número de investidores tende a crescer ainda mais", pontuou.
Reconstrução
O trabalho de restauração da malha viária tocantinense faz parte do Pró-Rodovia, programa por meio do qual estão sendo reconstruídas mais 60% das rodovias do Estado, com investimentos de R$ 320 milhões.
A Agência de Máquinas e Transportes reforça que a atenção dos condutores precisa ser redobrada ao trafegar pelas rodovias em obras.
Além da TO-374, estão em obras nessas regiões a TO-070 (Dueré/Formoso do Araguaia/Sandolândia), TO-181 (Sandolândia/Araguaçu), TO-080 (Divinópolis/Marianópolis/Caseara), TO-164 (Divinópolis/Dois Irmãos), TO-342 (Dois Irmãos/Araguacema), entre outras.
Na região centro-oeste estão sendo recuperadas a TO-080 (Paraíso/Divinópolis), TO-345 (Pugmil/Pium), TO-225 (Nova Rosalândia/Lagoa da Confusão) e TO-164 (Pium/Cristalândia).