Um projeto levou a sétima arte para a praia do Tucunaré em Marabá neste mês.
Durante a noite, um telão de três metros foi montado sob uma tenda de circo. Para não perder nem uma cena, muitos telespectadores se acomodaram até nas areias. A sessão estava lotada.
"A iniciativa é maravilhosa de em um espaço aberto aproximar o público com o cinema", afirma a professora Ana Cledina.
Essa foi a primeira vez que a praia do Tucunaré recebeu uma sessao de cinema. Os três filmes exibidos são produções paraenses, dois curta-metragens e um longa. O objetivo do projeto é divulgar a produção cinematográfica feita no Pará.
Entre os filmes exibidos, "Matinta", de Fernando Segtowick, "Ribeirinhos do Asfalto", de Jorane Castro, e o premiado "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", de Beto Brant.
As produções contam com a participação de Dira Paes e Adriano Barroso, que contracenam em dois filmes.
"O cinema brasileiro, para chegar até a grande população, ele precisa de ações como essa", disse o ator Adriano Barroso.
Os filmes tiveram participação garantida e destaque em festivais em Nova Iorque, Londres, Los Angeles e Espanha.
"O cinema nacional, paraense, local, está crescendo cada vez mais. Se ele tiver oportunidade de estar apresentando, mostrando nossos artistas da terra, atores maravilhos que estão ganhando reconhecimento internacional, seria perfeito", argumenta Marisol Nascimento, assistente cultural.