Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

MPE Pede Impugnação de 13 Candidatos, Bonifácio Está na Lista Mais Garante Não Estar Com Problemas

Data do post: 15/07/2014 01:36:57 - Visualizações: (2335)

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde da ultima quinta-feira, 10, com pedido de impugnação contra 13 candidatos do Tocantins, dentre eles a do atual deputado José Bonifácio.

imagens do site www.tocnoticias.com.brAlém de Bonifácio, foram acionados ainda três candidaturas de Governador, sendo estes Marcelo Miranda (PMDB), Ataídes Oliveira (Pros) e Joaquim Rocha (Psol).

No caso do pedido de impugnação de Bonifácio o deputado disse em entrevista que o Ministério Público agiu por pressa de mostrar serviço se atentando apenas ao ato de sua demissão do cargo de Procurador Geral da União e não procurou se informar sobre o seu retorno.

O polêmico deputado afirmou ainda que irá subir no palanque de Marcelo Miranda e Kátia Abreu tomando rumos diferentes aos do seu partido que apoia a candidatura do atual Governador Sandoval Cardoso.

Sobre o pedido de impugnação de Marcelo Miranda, Bonifácio ressaltou que não tem dúvida que sua candidatura será mantida.

Leia a entrevista na íntegra logo abaixo, e no final um vídeo com o áudio:

TOCNOTICIAS: Deputado Estadual José Bonifácio, não somente eu, mais também os seus eleitores e munícipes de Tocantinópolis e Região gostariam de saber sobre a matéria que saiu na mídia quanto ao pedido feito pelo ministério público eleitoral de impugnação de sua candidatura. O que realmente está acontecendo?   

Bonifácio: No processo dos postes dos índios apinajés, eu respondi uma ação, fui condenado, inclusive com a perda dos direitos políticos e do próprio emprego, e cheguei a ser demitido, eu entrei com uma ação rescisória e consegui a suspensão de todos os efeitos da sentença inclusive dos direitos políticos e da perda do emprego em antecipação de tutela numa decisão judicial.

A ação rescisória é porque já havia transitado em julgado e eu nem sabia. E pra rescindir aquela condenação, só através de uma ação rescisória que foi impetrada no tribunal regional federal da primeira região em Brasília. Aí eu voltei ao emprego, trabalhei em Imperatriz, fui eleito deputado e me afastei para o exercício do mandato.  O corre que quando eu fui candidato eu também fui impugnado pelos mesmos motivos e a impugnação que foi a primeira a ser julgada no Tocantins, onde o juiz relator do meu processo foi um juiz federal e ele fez um parecer, um voto me absolvendo que foi acompanhado por unanimidade pelos membros do tribunal regional eleitoral.

A minha ação rescisória ela foi julgada improcedente porque o tribunal entendeu que não tinha trânsito em julgado, aí eu fui prejudicado duas vezes. Com o julgamento da ação improcedente eu tive que entrar com outra ação rescisória, e entrei e adquiri a mesma antecipação de tutela suspendendo todos os efeitos da sentença da qual eu procurava a rescisão. Então hoje eu estou vinculado a advocacia geral da união, sou procurador e não sou demitido, se eu sair do mandato hoje amanhã já assumo a advocacia geral da união lá em Imperatriz. E a impugnação ela só viu o ato da demissão e não viu o ato da suspensão judicial daquela decisão que me demitiu e que cassou meus direitos políticos, é tanto que estou exercendo meus direitos políticos, sou eleitor, sou deputado e tenho mandato eletivo, se tivesse suspenso eu não votaria. Então em virtude disso a impugnação vai ser respondida vai ser juntada a cópia da decisão judicial que suspendeu o ato da demissão e acabou-se a ação. Estou perfeitamente elegível a ação de impugnação não tem como prevalecer porque os fatos que ela se fundou que é da demissão ela atualmente não existe.

TOCNOTICIAS: Você acha que agiram de má fé pelo ato de terem visto somente a sua demissão e não terem se atentado á outra decisão que lhe retornou ao cargo?       

Bonifácio: Não, eu acho que não, é porque o Ministério Público está ali vigilante, açodado e quando ele vê um fato ele não foi atrás do desdobramento daquele fato. Disse: 'êpa esse aqui a gente pega por aqui'. Eu acho que é só o açodamento, não considero má fé não! De Jeito nenhum.

TOCNOTICIAS: Deputado, a pergunta que todo mundo quer saber. O Bonifácio sobe no palanque do Marcelo Miranda e da Kátia Abreu?

Bonifácio: Na hora, a Kátia é minha parceira, minha amiga, o Irajá Abreu é filho político meu, meu deputado federal, a Kátia é minha Senadora e o Marcelo Miranda vai ser o meu Governador.

TOCNOTICIAS: Então mesmo o seu partido estando do lado do Governo você seguirá rumo contrário ao do PR?

Bonifácio: Nós temos alguns candidatos do nosso lado aqui que vai com o Marcelo Miranda. Cito exemplo de dois deputados que estão no chapão, que é eu e o Deputado Manoel Queiroz, mais vai ter mais gente aí.

TOCNOTICIAS: E quanto a impugnação do Marcelo Miranda o senhor tem alguma informação?

Bonifácio: Tenho, inclusive houve agora mesmo está até no site da Roberta Tum a decisão do tribunal superior eleitoral, de um caso semelhante ao de Marcelo Miranda. O TSE julgou que é perfeitamente elegível o candidato que os oito anos da ficha limpa dele vai vencer dia 1º de Outubro e a eleição é no dia 05, então até o dia 1º de Outubro, quatro dias depois qualquer candidato estará elegível e isso está bem aí no site da Roberta Tum, uma decisão semelhante que eu já tinha conhecimento disso a muito tempo, é por isso que eu venho defendendo a elegibilidade de Marcelo, tá impugnado vai responder a impugnação e se for chegar no TSE ele ganha lá tranquilo.    

 

Fonte: Redação do Tocnoticias/RoberlanCokim