Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Agentes de Saúde Realizam Exposição ao Dia Nacional de Controle da Leishmaniose em Tocantinópolis

Data do post: 17/07/2014 00:10:40 - Visualizações: (1139)

Exposições, abordagens educativas e distribuição de panfletos sobre o Calazar foram realizadas na manhã da última quinta-feira (10), na Unidade Básica de Saúde, no Centro de Tocantinópolis, como ação alusiva ao Dia Nacional de Controle da Leishmaniose Visceral (Calazar).

Foto: Dirceu Leno / Ascom prefeitura de Tocantinopolis Pacientes que estavam na unidade receberam ações socioeducativas de controle e combate a doença.

Para isso, Agentes Comunitários de Saúde expuseram vários assuntos relacionados ao tema, como transmissão, o causador e os principais hospedeiros da doença. Os expositores explicaram durante a palestra que o Calazar é transmitido pela picada do mosquito vetor infectado, tendo como reservatórios os animais silvestres e os cães.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha na prevenção e contensão da doença. A equipe de Sanitaristas percorrem as residências para coletar sangue de cães e gatos. De acordo com os resultados dos exames coletados, os animais infectados são tirados do convívio familiar e encaminhados a Secretaria Municipal de Saúde. A medida tem por objetivo apontar animais doentes e diminuir os índices de infestação.

Leishmaniose (Calazar)

O Calazar é uma doença crônica, comum em cães e em homens, sendo transmitida pela picada de mosquitos flebotomíneos. No homem, o parasita migra para os órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea. Sinais e sintomas incluem febre, perda de peso, anemia e inchaço do fígado e baço. No cão, é comum o aparecimento de lesões de pele acompanhadas de descamações e, eventualmente, úlceras, perda de peso, lesões oculares, atrofia muscular e, em alguns casos, o crescimento exagerado das unhas. No homem, se a doença for detectada logo no início, há tratamento e cura. O animal com sinais e sintomas indicativos da doença deve ser levado à Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis