Com as presenças de várias lideranças políticas da região e do presidente e vice do Grupo Algar a nova caldeira foi inaugurada nesta quarta feira (16), e segundo o vice presidente a mesma proporcionará uma economia de cerca de 50% nos custos operacionais da fábrica.
A Inauguração aconteceu nesta ultima quarta feira (16), e contou com a presença de várias autoridades políticas da região, dentre eles Maurício Macedo, secretário de indústria e comércio do Estado do Maranhão, além da Deputada Estadual Valéria Macedo, o Prefeito de Porto Franco Adersinho, juntamente com o vice Fortunato Macedo, o Ex prefeito e candidato a Deputado Federal Deoclides Macedo, o Juiz de Direito da Comarca de Porto Franco Dr. Antonio Donizete Aranha Baleeiro, o secretário de comunicação da prefeitura de Porto Franco Marcelo Macedo, o presidente do Grupo Algar Luis Alberto Garcia juntamente com seu filho, o vice presidente Luis Alexandre Garcia.
A nova caldeira de biomassa substitui a atual matriz energética baseada em BPF (óleo derivado de petróleo). O investimento de R$ 17 milhões vai proporcionar uma redução nos custos totais na casa de 50%.
A nova caldeira terá capacidade de gerar 40 toneladas de vapor por hora e permitirá reduzir a emissão de CO² em mais de 90%. Posteriormente, quando implantada a cogeração, o Projeto produzirá energia elétrica suficiente para abastecer cerca de 10 mil residências, que corresponde a aproximadamente 70% da necessidade da indústria e consumirá uma fonte renovável de energia. Desta forma, a empresa consolida sua operação de esmagamento, além do refino e envase de óleo de soja em sua unidade do Maranhão. É um investimento importante para a competitividade, mas principalmente, para a sustentabilidade da empresa.
O prefeito de Porto Franco Adersinho discursou no evento onde lembrou o empenho do ex-prefeito Deoclides Macedo para que a empresa se instalasse no município e citou ainda que a fábrica da Algar é a ancora do distrito industrial de Porto Franco, pois o mesmo acredita que muitas outras virão para fortalecer ainda mais a cidade com a arrecadação de ICMS. (Clique aqui para ouvir)
O secretário de indústria e comércio do Estado do Maranhão Mauricio Macedo, também discursou onde em sua fala destacou a recente inauguração de uma fábrica de sorvetes e picolés em Imperatriz que deverá vender para o país inteiro. "Hoje estamos fazendo o recebimento dessa caldeira de Biomassa que está sendo um marco do desenvolvimento sustentável". Ressaltou o Secretário.
"Agora a gente espera a chegada aqui na região de uma fábrica de ração e aquilo que a fábrica de ração atrai que são os suínos e os frangos para que esse município essa região se torne realmente um polo de agricultura com valor agregado". Disse Maurício.
O ex prefeito Deoclides Macedo também fez uso do microfone destacando que tudo começou em 2005 quando se iniciou no Estado do Maranhão e nessa região. "Um feio importante e produzindo efeitos importantes dentro dessa nova agenda mundial de se cuidar da responsabilidade com o meio ambiente, e a Algar mais uma vez sai na frente, e nós ficamos mais felizes desta etapa iniciar aqui por nosso município e no Estado do Maranhão. E isso mostra a responsabilidade que a Algar tem com seus empreendimentos e para com a vida de outras pessoas". Ressaltou Deoclides. Vejam o discurso de Deoclides no Vídeo Abaixo:
O presidente do Grupo, Sr. Luis Alberto Garcia divulgou durante seu discurso que haviam vendido a primeira embarcação do farelo de soja para Manaus (AM), saindo direto de Porto Franco, e dando continuidade o presidente disse ter ficado encantado quando viu vários caminhões carregando óleo para o norte e nordeste do Brasil. Garcia aproveitou a ocasião e fez um pedido ao prefeito Adersinho onde disse que haviam construído um aeroporto em frente a fábrica, mas precisa que asfaltem o mesmo. "Agora senhor prefeito nós precisamos arregaçar as mangas e iluminar esse aeroporto para poder chegar e sair a qualquer hora do dia ou da noite". Solicitou Luis Alberto. Ouçam o discurso na íntegra no vídeo acima.
Na ocasião, o vice presidente do Grupo Algar Luis Alexandre Garcia, concedeu uma entrevista exclusiva ao site tocnoticias e rádio Sucesso FM, explicando de forma clara a importância da construção dessa nova caldeira.
Tocnoticias: Qual a importância da abertura desta segunda caldeira aqui no Grupo Algar?
Luis Alexandre: A importância principal é um investimento totalmente sustentável, nós estamos utilizando a caldeira que utiliza biomassa como sua fonte de combustível. Que quer dizer isso? Ela utiliza cavaco de madeira originado em florestas certificadas, esse cavaco de madeira ele é utilizado como combustível em uma caldeira para se gerar vapor e esse vapor movimenta todo a operação na fábrica de óleo. É extremamente importante porque nós não estamos utilizando combustível fóssil, estamos utilizando combustível renovável, ele não é poluente, é zero de poluição, zero de emissão de Co2, o gás carbônico para atmosfera, e traz ao mesmo tempo mais eficiência em termos de economia de combustível pra fábrica porque nós não estamos utilizando o óleo diesel, o óleo PPF para rodar nossa caldeira, então em termos de sustentabilidade e eficiência operacional é o grande ganho que nós trazemos para a fábrica de Porto Franco para que ela possa crescer mais e ser mais competitiva no mercado.
Tocnoticias: A previsão então é da fábrica crescer mais ainda?
Luis Alexandre: É, sem dúvida nenhuma, inclusive essa caldeira na primeira etapa ela vai gerar só vapor, a segunda ela vai fazer uma cogeração de energia elétrica para que possa abastecer a fábrica, esse é um investimento de 17 milhões de reais, nós estamos fazendo esse ano também um investimento de um silo aqui na fábrica que são mais 30 milhões de reais de investimento e já temos projeções para mais 50 milhões de reais de investimentos para o próximo ano com maior capacidade de emissão de farelo de soja e mesmo também maior produção de óleo de soja que será medido aqui em todo Nordeste e região.
Tocnoticias: Em relação a quantidade de empregos que a fábrica tem hoje, com o aumento dela,quantos por cento a mais seria o crescimento?
Olha o Algar gera hoje em todo o estado do Maranhão gera cerca do 800 empregos direto, nós esperamos crescer aí cerca de pelo menos mais 100 empregos no próximo ano. (Abaixo o vídeo com o áudio da entrevista na íntegra)