Reajuste da tarifa foi aprovado pela ANEEL no início desse mês. Em média, o aumento para a maioria dos consumidores ficou em 10,84%.
No início desse mês de julho, o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) provocou o aumento da tarifa de energia elétrica para os consumidores de todos os estados brasileiros. No Tocantins esse reajuste provocou um aumento em média de 10,84% para a maioria dos consumidores do estado.
Segundo dados atualizados da ANEEL até esta quarta-feira (23), o estado apresenta a quarta tarifa residencial mais cara do Brasil e para os consumidores de alta tensão, como no caso de indústrias, shoppings e grandes empresas, o aumento ficou em 10,43%. Já para os consumidores de baixa tensão, como no caso de casas e pequenos comércios o aumento ficou em 10,98%.
Com isso a população reclama, principalmente aqueles que necessitam da energia elétrica para trabalhar como é o caso do Reumo Santos que é dono de um salão no bairro da 307 norte em Palmas. "Trabalho com salão há 8 anos e a energia elétrica é fundamental para o meu trabalho. Digo que ao longo desses anos pude sentir esse aumento pesando no bolso", afirma Reumo.
Com um salão que possui uma geladeira, uma televisão e todos os equipamentos que auxiliam o cabeleireiro no trabalho, Reumo afirma que com a energia mais cara fica impossível não repassar esse aumento para o consumidor final. "Olha, aqui no meu salão, eu tenho um ar condicionado que fica o dia todo ligado, uma televisão, uma geladeira, fora a máquina de cortar cabelo e outro aparelhos. Eu tenho eles no salão para dar um conforto para o cliente, para agradar o cliente e ele voltar. Se aumenta a conta de luz no fim do mês, infelizmente eu acabo aumentando o valor do corte em R$ 1 ou R$ 2. Não tem jeito o comerciante acaba tendo que repassar para o cliente esse aumento", conta o cabeleireiro.
Segundo a Companhia de Energia Eletrica do estado do Tocantins (Celtins), a tarifa de energia elétrica é reajustada somente uma vez por ano, fora desta data, à tarifa muda só por uma decisão do governo federal. Destaca ainda que cada classe de consumo tenha uma tarifa específica diferente como residencial, comercial, industrial, poder público e rural.
A falta de chuvas levando os reservatórios a um nível abaixo do comum para esta época do ano, a utilização das usinas termoelétricas que possuem um custo de produção maior são um dos motivos da energia elétrica no Brasil está mais cara. Ainda segundo a Celtins, além desses motivos a tarifa de energia pesa ainda mais no estado pelo fato de o sistema de energia elétrica ainda estar em construção e também a baixa densidade populacional de algumas regiões do Tocantins, como o Jalapão.
Dicas para economizar energia e diminuir o preço da conta de luz
Uma boa dica é ficar de olho na potência do equipamento (Watts), pois quanto maior a potência, maior o consumo de energia. O consumo depende dessa potência e do tempo de uso do equipamento. Confira outros cuidados:
- No uso do chuveiro eletrico: Tome banho rápido, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e evite usar a posição inverno. Na posição verão o consumo é 30% menor. Aproveite o calor e tome banho frio
- Ferro Elétrico: Junte a maior quantidade possível de roupa para passar de uma só vez e aproveite toda a energia usada para esquentar o ferro.
- Em casa: Pinte a casa com cores claras para aproveitar melhor a luz do sol
- Geladeira: Abra a geladeira somente quando já souber o que vai tirar dela. Evite colocar alimentos quentes na geladeira, pois o calor vai gastar muita energia para esfriar lá dentro
- Ar Condicionado: Feche janelas e persianas e limpe o filtro para aumentar a eficiência do ar condicionado. Desligue o ar de ambiente vazio
- Lâmpadas: Prefira lâmpadas fluorescentes compactas. Elas consomem menos energia e duram 20 vezes mais. Desligue as lâmpadas de ambientes vazios
- Máquina de lavar: Procure lavar de uma só vez a quantidade de roupa indicada pelo fabricante da máquina de lavar
- Televisão: Não durma com a televisão ligada, use a programação de desligamento automático
- Computador: Quanto maior o contraste e o brilho na tela do monitor do computador, maior será o consumo de energia