O governo do Estado, por meio do Programa de Assistência aos Municípios (PAM), está recuperando e dando manutenção nas estradas vicinais de todos os municípios tocantinenses.
Iniciado em 2013, já foram recuperados mais de 20 mil Km, nos 139 municípios, beneficiando diretamente os moradores da zona rural, pequenos e médios produtores.
É o caso do pequeno produtor rural Pedro Alcântara, de Colméia, na região centro-norte do Estado, por onde as máquinas já passaram, melhorando a estrada que leva à sua propriedade. "Hoje as estradas estão cem por cento, todas recuperadas através do PAM. Essas estradas estavam todas acabadas, e hoje não tem um buraco, estão bem arrumadas", comemora.
Ainda em Colméia, uma das principais estradas recuperadas fica na região do Córrego Lajedo, onde vive e trabalha Salomão Chaves de Sousa. Ele conta que a estrada que passa próximo à propriedade onde mora e cuida do gado dificultava sua ida à cidade. "Para irmos à rua, só quando vinha o leiteiro, ou então tínhamos que esperar o patrão. Agora está ficando melhor com essas máquinas aí", considera.
Só em Colméia, já foram recuperados 74 Km de estradas vicinais. Em toda a região, que tem 23 municípios, os trabalhos de recuperação somam 2.485,70 Km, na primeira etapa. Na segunda etapa, segundo a regional da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans) em Guaraí, já foram mais de 1.500 Km.
Na mesma regional, em Brasilândia, já foram mais de 60 Km, o que também está agradando os moradores. "Nossa estrada estava muito esburacada, antes. Agora, está ficando bom, muito bem feito o serviço", explica o motorista de caminhão e morador da cidade de Brasilândia, Moacir Pereira da Silva, que garante conhecer bem as estradas vicinais do município.
Programa
Por meio do programa, executado pela Agetrans, o governo oferece aos municípios maquinário, abastecimento e profissionais, e as autoridades locais definem as estradas a serem recuperadas.
Para dar conta da demanda, as frentes de serviço atuam, simultaneamente, em vários municípios, por até quinze dias. Terminada a frente de trabalho nesses locais, as equipes passam para os próximos, até atender toda a região. O programa compreende todas as sete regionais da Agetrans, abrangendo todos os municípios tocantinenses.