As obras de recuperação asfáltica urbana, realizadas pelo governo do Estado por meio do Pró-Município, chegaram à cidade de Ponte Alta do Tocantins, na região do Jalapão. Na cidade estão sendo reconstruídos 60.500 m² de asfalto, o que equivale a 8,64 km de novo pavimento.
As obras tiveram início pela Avenida Joana Medeiros, no centro da cidade, onde já foi feito o trabalho de tapa-buracos e agora está recebendo a lama asfáltica. O serviço está agradando ao comerciante Augustino Francisco Chagas, dono de um comércio na avenida. "Antes, essa rua estava só o buraco. Agora que estão trabalhando aqui, está ficando ótima", comemora.
Outra avenida que também está sendo recuperada é a Manoel Monteiro. No local está sendo concluída uma obra de captação das águas pluviais e um amplo trabalho de tapa-buracos. Em seguida, passará o caminhão com a lama asfáltica, o que evita a infiltração de água, que provoca novos buracos.
Nessa avenida mora uma filha da aposentada Ondina de Sousa. Dona Ondina conta que antes das obras do Pró-Município as ruas da cidade eram um sofrimento para os motoristas, já que os carros sempre caíam nos buracos. "Essa rua e a que moro estavam cheias de buracos, nos quais os carros sempre caíam. Agora está resolvendo, aos poucos está indo", disse.
Para o trabalhador rural Joseni Faustino, que mora na Avenida Joana Medeiros, o principal motivo da deterioração do asfalto da cidade é a água que escorre pelas ruas, no período chuvoso. "Aqui escorre muita água da chuva, é isso que provoca os buracos. Além disso, faz muito tempo que foi feito recapeamento do asfalto", contou.
Sobre o programa
Por meio do Pró-Município, o governo do Estado está recuperando a pavimentação de ruas e avenidas em todos os municípios do Tocantins, garantindo melhoria no trânsito e mais qualidade de vida aos moradores dos municípios.
Ao todo, por meio do programa, a meta do governo é, inicialmente recuperar 5 milhões de m² de asfalto nos municípios, ainda em 2014. Além das 137 cidades contemplados com o Pró-Município, as cidades de Palmas e Araguaína também estão recebendo investimentos para melhoria da malha asfáltica, mas numa outra frente de ação.