Quatro tentativas de homicídio foram registradas em dois dias seguidos junto à 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Na noite de terça-feira (5) foram duas vítimas do sexo feminino e na noite anterior, segunda-feira (4), dois homens foram atingidos. Todos os tiros foram efetuados na Marabá Pioneira.
Katari Lorraine Silva Barros, de 24 anos, e uma adolescente de 17 anos, foram atingidas no Bairro Santa Rosa. Conforme relatado por um investigador de Polícia Civil em boletim de ocorrência, o delegado plantonista naquela noite, José Humberto de Melo Júnior, foi informado de que duas pessoas haviam chegado feridas a bala no Hospital Municipal de Marabá e uma equipe foi ao local, onde fez a identificação das duas mulheres.
Elas relataram aos policiais que estavam em frente à casa de Katari, conversando com outras pessoas, quando dois indivíduos em uma motocicleta e utilizando capacetes se aproximaram e começaram a atirar. As duas dizem terem sido efetuados pelo menos cinco disparos, sendo que um acertou as costas de Katari e outro a perna direita da adolescente.
As vítimas informaram, ainda, que vizinhos possivelmente sabem quem foram os responsáveis pelos tiros, mas estariam com medo de contar. A adolescente assumiu que já foi apreendida algumas vezes, a última em junho deste ano durante uma Operação da Polícia Civil, por envolvimento com o tráfico de drogas.
Na noite do crime, a Reportagem esteve no local procurando informações, mas ninguém quis gravar entrevista. Testemunhas informaram, no entanto, que um dos suspeitos estava de camiseta branca e outro de camiseta preta. Os dois estariam em uma Honda Titan de cor preta. As vítimas informaram que estavam acompanhadas de duas outras amigas.
Já na segunda, o crime foi praticado contra os amigos Ilo Gustavo Melo Machado e Iris Alves Silva na Travessa Antônio Pimentel. Conforme a irmã de Ilo relatou na Seccional, os dois estavam em casa, vendo televisão com outras pessoas, quando um homem de capacete surgiu na janela procurando por Iris.
Este, desconfiado, tentou enganá-lo afirmando que a pessoa que o homem procurava havia saído, mas o pistoleiro não acreditou, sacou uma arma de fogo e começou a efetuar vários disparos, atingindo Iris nas costas e Ilo no abdome. Ambas as vítimas conseguiram correr por um corredor até a cozinha da casa enquanto o atirador fugia.
As duas vítimas foram socorridas e encaminhadas ao HMM. Eles trabalham fabricando e vendendo artesanato e afirmam não saber quais os motivos da tentativa de homicídio. A delegada Simone Felinto, titular da Seccional, informou que ambos os casos foram tramitados para a Delegacia de Homicídios e serão investigados pelo delegado Álvaro Ikeda e sua equipe.