Helton Dias Bezerra foi preso após ser flagrado tentado subornar policiais militares onde ofereceu "cinquentão", para ser liberado após ter dado cavalo de pau em veículo na frente da guarnição.
Na noite deste domingo (17), foi preso por Policiais Militares do Destacamento de Sampaio, Helton Dias Bezerra, sob a acusação de corrupção ativa. Segundo a PM, Helton conduzia um automóvel Volkswagen/Gol, cor cinza, placa OLI-4649 de Araguaína-TO, e quando estava em frente ao Destacamento Policial efetuou uma manobra perigosa conhecida como “zerinho”, em seguida saiu em alta velocidade pelas ruas da cidade.
A guarnição da PM saiu em perseguição ao motorista conseguindo abordá-lo na beira-rio, sendo que lhe informaram que ele havia cometido uma infração de trânsito prevista no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que ele seria multado. Durante a confecção do Auto de Infração de Trânsito, o homem chamou o Cabo Lindomar Freire da Costa em particular e tentou negociar sua liberação oferecendo a quantia de R$ 50,00, proferindo as seguintes palavras: “pega cinquentão e me libera aí moço”.
Indignado com a tentativa de suborno, Cabo Freire deu voz de prisão a Helton e o conduziu à Delegacia de Augustinópolis, onde foi autuado em flagrante delito por crime de corrupção ativa. Os procedimentos de autuação de trânsito também foram realizados normalmente, inclusive a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi recolhida em cumprimento ao que determina o CTB. A pena prevista para esse tipo de crime pode variar de 2 a 12 anos de reclusão e multa, conforme previsão no artigo 333 do Código Penal.