Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Audiência Pública Discute Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos em Tocantinópolis

Data do post: 25/08/2014 19:29:14 - Visualizações: (928)

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis realizou na tarde da última sexta-feira, 22, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde uma Audiência Pública, para apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Fotos: Dirceu LenoNa ocasião, os representantes da empresa Naturals Consultorias expuseram um estudo que mostrou detalhes dos processos em debate ao público presente.

Estiveram presentes na audiência, a primeira dama e secretária da Mulher, Clemilda Borges, os secretários municipais Edilson Vieira (Esporte e Juventude), Albertino Cândido (Administração), Maria das Graças Carneiro (Assistência Social), Antônio Queiroz (Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente), Darcy Marinho Filho (Obras e Infraestrutura), Osvaldo Brito (Transporte), Marly Monteiro (Educação), Emivaldo Aguiar (Assuntos Ecológicos), representante do Naturatins, Lamarck Pimentel, além de funcionários da rede municipal e comunidade em geral que atenderam à convocação para participar do evento.

Fotos: Dirceu LenoO Plano foi desenvolvido de acordo com a Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, e visa atender aos dispositivos que instituem em âmbito nacional a Política de Gestão de Resíduos Sólidos. De acordo com a apresentação do Plano de Gerenciamento, feita pelo consultor e engenheiro ambiental Joab Pereira Leal, o objetivo do plano é apoiar a implantação de um aterro sanitário no município de Tocantinópolis e buscar a universalização da erradicação do lixão, dos bota-foras de resíduos da construção (RCD) e a sustentabilidade dos investimentos nas localidades atendidas.

Entre alguns dos assuntos que foram abordados por Joab Leal, estão à questão da implantação da coleta seletiva, unidades de compostagem, digestão acelerada, gerenciamento, gestão e administração. Joab destacou ainda que a participação da sociedade é fundamental para executar com sucesso esse trabalho. “O cenário da gestão de resíduos sólidos em Tocantinópolis evidencia a necessidade da implantação de gerenciamento padronizado que efetive as ações necessárias e obrigatórias e que maximize os pontos positivos. Ou seja, o plano de gerenciamento visa corresponder às necessidades do município e estas serão revistas a cada quatro anos. O plano é apenas um embasamento, onde poderá sofrer alterações conforme a necessidade e demanda do município”, declarou o engenheiro.

Fonte: Dirceu Leno-Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis