Como parte dos treinamentos direcionados aos novos servidores concursados, a Agência de Defesa Agropecuária-Adapec está promovendo durante os dias 3 e 5 de setembro, uma reunião técnica para discutir o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa- PNEFA.
O evento ocorre no auditório dos Pioneiros Mirins, em Palmas. Cerca de 80 médicos veterinários participam da capacitação.
O trânsito de animais e o cumprimento de prazos contados a última vacinação antia-aftosa foram alguns dos tópicos abordados pelo responsável Técnico pelo Programa de Trânsito Animal, Marne Sales, durante a sua palestra. “Atualmente, 80% do rebanho de bovinos são movimentados dentro do Estado, além da saída e entrada de animais oriundos de outros estados, portanto temos que ter um controle rígido e padronizado para consolidar as ações”, disse.
O médico veterinário da Adapec, Gustavo Henrique Mamede Ortto, está entre os novos servidores da Agência e destacou a iniciativa do curso em integrar os veteranos com os novatos. “A parte prática nós vamos aprendendo no dia a dia e a reunião é mais uma oportunidade de aprofundarmos ainda mais em todos os assuntos abordados”, destacou.
No período da tarde a palestra ficará por conta do responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires. Entre os assuntos abordados estarão a importância do programa sanitário para erradicação da doença, atendimento à foco, campanhas de vacinação e o plano de ação e recomendações da União Européia. “Discutiremos as diretrizes para o nivelamento das ações com foco também em lojas agropecuárias, eventos pecuários, atendimento a notificação de doenças e as etapas de vacinação contra a febre aftosa”, ressaltou.
A reunião segue na quinta-feira, 4, dando seguimento ao tema de trânsito animal, programa de eventos agropecuários, programa de produtos veterinários e biológicos, fiscalização de lojas agropecuárias e tecnologia da informação. Já no dia 05 serão abordados os assuntos do PNEFA com o superintendente federal da agricultura, Luiz Eduardo.