Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Palmas, Desfile de 7 de Setembro Reúne Centenas de Pessoas em Comemoração ao Dia da Independência

Data do post: 08/09/2014 11:54:50 - Visualizações: (1043)

Em Palmas, a programação cívica de 7 de setembro, que celebra os 192 anos da independência do Brasil, aconteceu na Avenida Tocantins, em Taquaralto, região sul da capital.

Foto Josy Karla-ATNCerca de 2 mil pessoas participaram do desfile, entre estudantes e oficiais que relembraram  importantes momentos da história do país.

Para o vice-governador Tom Lyra, que prestigiou a solenidade, a sociedade precisa de mais eventos cívicos que coloquem a população em contato com a democracia brasileira. "O 7 de setembro registra a força do povo brasileiro. O Estado se sente honrado com a participação de todos, em especial das crianças, que são parte de uma sociedade que está construindo o seu futuro", ressaltou.

Participação

Cerca de 650 estudantes da rede estadual e 750 da rede municipal de ensino participaram do desfile. Também fizeram parte da programação cívica aproximadamente 700 militares divididos em pelotões e frotas motorizadas. Os estudantes levaram para a avenida a representação de diferentes fatos que marcaram a história do país através das temáticas representadas pelas suas escolas.Foto Josy Karla-ATN

A programação levou para Avenida Tocantins um grande número de palmenses. A técnica de enfermagem Wanderlene Alves Lima, de 38 anos, conta que sempre gostou de assistir as atividades realizadas nas comemorações do 7 de setembro, por representar um momento muito importante para o povo brasileiro. "Aqui podemos conhecer um pouco da história da democracia brasileira. Meu filho de 17 anos participou do desfile e isso me deixa muito feliz", disse.

Já Sandra Regina, aluna da Escola Estadual Liberdade, que apresentou o tema "Racismo não! Diferente na cor igual no coração", falou da importância da temática e da participação no desfile. "Fiquei muito feliz em representar a minha escola. E esse tema que trouxemos é muito importante, pois até hoje o preconceito ainda é muito forte no Brasil", afirmou.

O tenente-coronel Eduardo Alcoforado, do 220 Batalhão de Infantaria, ressaltou que para os militares o 7 de setembro tem um sentido muito especial. "Para nós essa é uma data para reverenciarmos a nossa Pátria. Nesse dia prestamos homenagem às conquistas do nosso país, a independência, a liberdade", disse.

Fonte: Cláudio Paixão/ATN