Um buraco na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, avenida que percorre todo o cais em Tocantinópolis foi motivo de um Protesto/Alerta feito por alguns moradores da rua, onde colocaram um pé de mamona (Ricinus communis L.), em um imenso buraco que vem tirando o sossego dos transeuntes que por lá trafegam.
Tocantinópolis adormece e acorda sob uma nova ferida em suas ruas, e a maioria é provocada pela empresa de saneamento do Tocantins, conhecida como "Saneatins".
Onde estoura um cano, pode aguardar que ao ser consertado o problema da falta de água ocasionado pelo estouro, ficará de lembrança um buraco deixado pelos funcionários da empresa.
Mau sinalizados, os buracos deixados já provocaram vitimas fatais e outras pessoas ficaram na terra para amargurarem algum defeito em seu corpo após se depararem com o problema mais comum e reclamado do município.
Até o exorbitante valor da cobrança as vezes indevida da taxa de esgoto fica de segunda opção nas reclamações, pois a liderança absoluta vem das crateras deixadas após algum reparo. Cansados, os munícipes estão reagindo da maneira mais inusitada possível, e nesta ultima, ao invés das tradicionais bananeiras resolveram colocar uma mamoneira para sinalizar o imenso buraco próximo ao porto da balsa em Tocantinópolis.
Como o trânsito de veículos nas proximidades do Porto da Balsa é intenso por causa da travessia para o município de Porto Franco (MA), a cratera só tende a crescer e como a equipe "Tapa Buraco" da prefeitura trabalha intensamente para dar conta do recado e não existem "fiscais de buracos", para alertá-los, na maioria das vezes a equipe só age após esse tipo de protesto, o que se torna uma chateação para o prefeito da cidade.