Em menos de quatro meses, as obras foram iniciadas, concluídas e repassadas aos proprietários que tiveram sonho casa própria realizado depois de décadas residindo em moradias de taipa em sitio novo do Tocantins.
Das oitos casas a serem construídas para o combate a doença de chagas em Sítio Novo do Tocantins, cinco já foram entregues em agosto e três iniciaram a construção essa semana. Os beneficiados receberam Unidades Habitacionais, feitas com tijolos e cimento - casas com sala, cozinha, três quartos e banheiros - uma nova realidade que trouxe alegria e dignidade aos moradores do Bairro Pueirão.
Antes, estas pessoa residiam em casas de “pau a pique” (residências feitas com barro e enchimento que servem de moradia para o triatomíneo - barbeiro transmissor da doença de Chagas). “Trata-se de pessoas que não tinham mais esperança de ter uma casa, e nós em parceria com Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entreamos essas moradias, tendo em vista nosso compromisso com as pessoas, resgatando o social e proporcionando mais qualidade de vida”, observa o Prefeito Jair Farias.
Dona Arcanja Pereia de Sousa favorecido com a casa de três quartos destaca que foi um presente de Deus receber, haja visto que além de suprir suas necessidades, a casa foi entregue no dia do seu aniversário. “O melhor presente que poderia receber no dia do meu aniversário – a realização de um sonho antigo que se não fosse a prefeitura, jamais seria realizado. Hoje estou fazendo 50 anos e até essa altura da vida nunca havia possuído uma casa própria e hoje eu tenho!” exclama a dona de casa ai exaltar sua alegria com o presente.
É importante ressaltar que as famílias beneficiadas não tiveram nenhum custo com a construção da nova casa, sendo a obra de total responsabilidade do município. Quanto as edificações iniciadas esta semana, a previsão é que sejam entregues aos beneficiados dezembro. Segundo Jair Farias, será o presente de natal para os três moradores que já tiveram as casas de taipa demolida, e aguardam a nova moradia.