Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último domingo (21).
A Prefeitura de Tocantinópolis através da Secretaria Municipal de Assistência Social organizou uma palestra sobre o tema. Coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social, o encontro teve como objetivo levantar propostas de ação nos diversos setores visando melhorar os atendimentos prestados à população portadora de deficiência no município. Na ocasião, os alunos da APAE, dirigentes e associados da Associação dos Deficientes Físicos de Tocantinópolis (ADEFITO) e alunos da Banda Municipal estiveram presentes no evento.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que se comemora no dia 21 de setembro, é uma oportunidade para que a sociedade se mobilize num trabalho de inclusão social das pessoas que se encontram nessa situação. Segundo a secretária de Assistência Social, Maria das Graças Carneiro, esta ação de inclusão social é muito importante, pois incluem iniciativas para a socialização conjunta das pessoas portadoras deficiências. “É muito importante produzirmos de forma participativa, refletindo e tornando público esse debate. Na verdade, antes de tudo estamos falando de pessoas, com todos os direitos preconizados em Lei, assim como as pessoas não portadoras de deficiência”, disse.
Em continuidade aos debates, a professora Dinailde Pimentel explicou sobre os direitos das pessoas com deficiência, os quais estão fixados em Lei pelos Decretos 186/2008 e 6949/2009 que garantem as pessoas com deficiência viver com autonomia, bem como participar de todos os aspectos da vida. Devendo ao Estado tomar as medidas apropriadas para assegurar-lhes o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação.
O CRAS de Tocantinópolis possui diversas ações que visam a inclusão da população em programas de cunho participativo onde as pessoas tem várias opções de entretenimento e lazer. “Durante os encontros, trabalhamos coletivamente em cima de dois principais eixos, o da reflexão e o da ação. Refletirmos sobre o panorama atual do município para, então, traçarmos metas e planos de ação em cada setor, para qualificar a nossa rede de atendimento e melhorar a qualidade de vida de nossa população”, destacou a Secretária.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social.