Até o fechamento desta matéria, apenas um incidente foi identificado nas 08 cidades que fazem parte da 9ª Zona Eleitoral com sede em Tocantinópolis.
Segundo informações repassadas pelo próprio Juiz Eleitoral Ariostenes Guimarães Vieira, a eleição até o presente momento está sendo considerada tranquila, tendo somente um incidente que aconteceu na seção que funciona na Escola Municipal 7 de Setembro localizada no Povoado Palmeirópolis, conhecido popularmente como "Povoado Passarinho".
O Juiz Eleitoral Dr. Arióstenes nos informou que o flagrado Joacy Wanderley de Sousa, estava transportando eleitores sem a devida autorização que é concedida pelo TRE, que no caso de Tocantinópolis é concedida 9ª Zona.
A abordagem foi feita na frente da Escola Municipal 7 de Setembro, que este ano passou a receber as seções que na ultima eleição funcionava no Povoado Olho D'água, vizinho ao Povoado Passarinho onde a escola fica. Joacy foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia de Tocantinópolis para dar explicações e deverá responder pelo crime.
Ainda pela manhã nossa equipe de reportagem encontrou com o Juiz Eleitoral que vistoriava o Colégio Estadual JK de Oliveira em Luzinópolis, no qual Dr. Ariostenes mesmo estando as pressas pois ainda pretendia visitar as outras cidades, nos concedeu uma rápida entrevista, no qual falou que tudo estava tranquilo: "Até esse momento nós temos uma série de denúncias, irregularidade constatada e comprovada com prisão em flagrante, houve um cidadão que foi preso em flagrante em frente a escola municipal 7 de Setembro transportando eleitor, já foi encaminhado à delegacia pros procedimentos pertinentes. Nós montamos uma força tarefa com três juízes e um promotor e dividimos a nossa atuação pra atender todos os municípios da nona zona eleitoral e fora essas situações corriqueiras que a gente está procurando combater o mais rápido possível, tudo mais corre dentro da normalidade, as urnas estão todas operando com plena eficiência e o fluxo de votação, segundo o levantamento que nós tivemos, nos permite ficar tranqüilos apesar de ser uma eleição longa, uma eleição com muitos candidatos, com muitos números, mas o fluxo de votação está dentro do previsto pra até 5 horas todos os eleitores já vão estar concluindo o processo de votação pra gente iniciar a fase final que é a fase de apuração".
Perguntamos ao Juiz se alguma urna havia dado defeito e ele respondeu: "Defeitos de impedir a votação nenhuma, teve alguns defeitos no sentido de na hora de iniciar o procedimento, alguma peça que se deslocou no transporte, algum probleminha pontual, mas nada que impedisse o início do processo".
Sobre a grande quantidade de eleitores que estariam indo até os locais de votação no período da manhã o juiz citou o seguinte: "A gente faz uma análise de fluxo, o fluxo de votação, então o período de votação é de nove horas, é de oito da manhã até às dezessete horas e como cada urna, em média ela tem em torno de duzentos e trezentos eleitores e ao fazer esse cálculo matemático de quantos eleitores já votaram até agora aqui em Luzinópolis por exemplo, eu vou fazer um levantamento em cada um dos locais de votação, o percentual de eleitores que já votaram nos deixam tranqüilo com relação a conclusão às cinco horas sem nenhum problema, obviamente a legislação já prevê se às cinco horas algum eleitor estiver na fila a equipe de mesários vai entregar uma senha a partir de último, exatamente pra assegurar que todos os eleitores que estiverem na fila de votação às cinco horas da tarde, todos eles votarão". Encerrou o magistrado.
A 9ª Zona Eleitoral é composta pelos municípios de Aguiarnópolis, Angico, Cachoeirinha, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.