Durante ronda de Policiais Militares da 5ª CIPM de Tocantinópolis, no início da madrugada desta segunda (06) pra Terça Feira (07), a guarnição encontrou com o meliante á porta de um Salão de Beleza já em tentativa de furto.
Rafael Leandro da Silva de 20 anos, conhecido no submundo do crime pela alcunha de "Pastel", foi preso pela guarnição que fazia ronda no Setor Vila Matilde em Tocantinópolis, quando o mesmo tentava adentrar-se forçadamente em um Salão de Beleza, ato que foi impedido pela ação da Polícia.
Após o flagrante de tentativa de furto, "Pastel", foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia onde prestou esclarecimento e claro, negou a tentativa. Ao delegado de Polícia, Rafael relatou que estava sentado tranquilamente de cabeça baixa na porta do salão de beleza quando foi abordado pelos PM's, mas não estava tentando roubar.
Pressionado, "Pastel", abriu o jogo sobre outros furtos que haviam acontecido seguidamente naquele setor, onde disse em interrogatório que a umas três semanas atrás ele havia furtado o comercio do senhor conhecido por "Zico", ocasião em que levou do estabelecimento entrando pelo telhado, duas caixas de cerveja, um isqueiro, dois pacotes de cigarro e algo em torno de R$ 100,00 (Cem reais). Ao ser perguntado sobre o que teria feito com o dinheiro e os produtos furtados, o meliante contou que trocou por drogas com traficantes do Alto da Boa Vista II.
Ainda de acordo as declarações de Rafael, ele também confessou que foi o autor do furto acontecido a mais de mês no comércio denominado "Peg Pag Globo", na Avenida Nossa Senhora de Fátima de onde furtou cervejas, cigarros, whisky dentre outros produtos. E voltou a afirmar que trocou tudo com traficantes do setor Alto da Boa Vista II, onde ao delegado citou os nomes dos receptadores dos roubos.
Mesmo tendo confessado furtos anteriores e ter sido preso momento antes de arrombar mais um estabelecimento, Rafael foi ouvido e liberado, já segundo o artigo 155 do CP, diz que só configura o crime de furto “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”, e a tentativa ocorre quando crime não se consome por circunstâncias alheias à vontade do agente. São seus elementos: início da execução; não consumação; circunstâncias alheias à vontade do agente".
Resumindo, comerciantes e moradores da Vila Matilde onde Pastel costuma agir, tomem cuidado, pois o larápio está a solta novamente.