Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Centro de Atenção Psicossocial de Tocantinópolis Celebra Dia Mundial da Saúde Mental

Data do post: 10/10/2014 21:44:18 - Visualizações: (716)

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado nesta sexta-feira (10).

Foto: Dirceu Leno / Ascom prefeitura de TocantinopolisO Centro de Atenção Psicossocial Jorge Dionísio de Sousa (CAPS) através da Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal realizou no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), uma palestra sobre Saúde Mental, ministrada pela psiquiatra do município, Leidiana Maria Fortaleza Teixeira.

O evento visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental local e regional, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras culturais, políticas ou socioeconômicas. Isto é, divulgar para a população os direitos da pessoa com sofrimento e transtorno mental, incluindo os que sofrem com dependência de álcool e drogas. Em Tocantinópolis, com a criação da Rede de Atenção à Saúde Mental, foram estabelecidos a construção de 1 CAPS Centro de Atenção Psicossocial, consolidando um modelo de assistência aberta e de base comunitária. Foto: Dirceu Leno / Ascom prefeitura de Tocantinopolis

De acordo com informações do CAPS de Tocantinópolis, no município há cerca de 50 pessoas assistidas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas. As doenças mentais mais comuns são a esquizofrenia, depressão, Transtorno Afetivo Bipolar, alcoolismo e drogas. O CAPS trabalha para melhorar a qualidade de vida dos doentes mentais, bem como de seus familiares e de todas as pessoas ao seu redor.

A Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece aos munícipes os serviços do Centro de Atenção Psicossocial, considerando a Lei 10.216/02 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em Saúde Mental. Atualmente o CAPS de Tocantinópolis atende também os municípios de Aguiarnópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins e Santa Terezinha.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis