A Prefeitura de Tocantinópolis através da Secretaria Municipal de Saúde entregou na tarde da última sexta-feira, 24, computadores portáteis para as equipes de enfermagem do município.
A iniciativa tem a finalidade de implementar o sistema de informações da Secretaria, o que irá garantir mais agilidade e prestação de serviços.
A secretária, Maria da Conceição Farias realizou oficialmente a entrega dos notebooks aos profissionais da saúde de todas as Unidades do município. A entrega dos equipamentos aconteceu no prédio da Secretaria de Saúde e contou com a presença da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Soares, da coordenadora da Atenção Básica, Gizelle Silveira e demais outros integrantes da secretaria.
Anteriormente, os dados eram coletados nas unidades e levados para a Secretaria de Saúde, para que posteriormente fossem enviados ao Ministério da Saúde. Agora, com a aquisição dos computadores, as informações estarão interligadas a nível nacional por meio do sistema e-SUS do Ministério da Saúde e serão atualizadas de dentro da própria unidade.
Demonstrando bastante contentamento, a secretaria de Saúde, Maria da Conceição destacou que se trata de mais uma conquista para Tocantinópolis. Conceição lembrou que para manter as atualizações do sistema é muito importante e que essa nova ferramenta contribuirá para o trabalho dos profissionais. “Essa conquista é de fundamental importância, por isso estamos ofertando os notebooks para informatizar as unidades de saúde. Iremos continuar trabalhando para melhorar a saúde de nossa cidade e facilitar os trabalhos dos servidores”, comentou.
Sistema e-SUS
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.
O e-SUS auxilia, controla e integra diversos setores de uma Secretaria ou Unidade de Saúde, além de permitir acompanhar o histórico de saúde do paciente sob alguns aspectos como: atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade de Saúde e pelo próprio paciente. Possui módulos como: Cadastro, Consulta, Farmácia, Exames, Emergência, Faturamento, Almoxarifado todos amigáveis com Manual de utilização. O e-SUS disponibiliza relatórios operacionais e estatísticos, com diversos filtros intuitivos, auxiliando nas tomadas de decisões gerenciais.