Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente irão promover 1ª Gincana Ecológica do Córrego Lajinha

Data do post: 04/11/2014 18:53:34 - Visualizações: (1267)

Com uma premiação de R$ 6.800,00 (seis mil e oitocentos reais), a Prefeitura de Tocantinópolis estará promovendo no dia 29 de novembro do corrente ano, a 1ª GINCANA ECOLÓGICA: “LAJINHA LIMPO, NASCENTE PRESERVADA” no município.

foto do site www.tocnoticias.com.brA Gincana será organizada por uma comissão composta por representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Mulher, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social, Transportes, Obras e Infraestrutura, Esportes, Juventude e Políticas Sobre Drogas, Agricultura, Habitação e Câmara Municipal, com a parceria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A Prefeitura está propondo a realização deste projeto e buscará a parceria do Ruraltins, Saneatins, Adapec, UFT – Campus de Tocantinópolis, DRET de Tocantinópolis, IFTO, CIPAMA, Polícia Militar e Ministério Público para a sua realização.

Para participação na 1ª GINCANA ECOLÓGICA: Lajinha Limpo, Nascente Preservada, as inscrições das equipes deverão ser realizadas a partir do dia 03 até o dia 14 de novembro de 2014, nas Secretarias Municipais de Esporte e Juventude, Educação e Meio Ambiente.

foto do site www.tocnoticias.com.brCada equipe participante deverá preencher e entregar a Ficha de Inscrição (conforme modelo apresentado no regulamento), onde deverá constar o nome da Equipe e dos Coordenadores, telefone e e-mail para contato, bem como o nome completo de todos os componentes do grupo.

Só serão aceitas as fichas de inscrições devidamente preenchidas com conteúdo de igual teor, em duas vias, assinadas pelo responsável da equipe. Serão anexadas cópias da carteira de identidade, CPF ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência de todos os membros, e, relação nominal da Equipe, digitados conforme o item 3.1.2 do Regulamento.

Abaixo o regulamento na Íntegra:

Se preferir pode baixá-lo Clicando Aqui!

Download da Ficha de Inscrição Clique Aqui!

REGULAMENTO

I GINCANA ECOLÓGICA “LAJINHA LIMPO, NASCENTE PRESERVADA”

1-DA ORGANIZAÇÃO

1.1)  A 1ª GINCANA ECOLÓGICA “LAJINHA LIMPO, NASCENTE PRESERVADA” no município de Tocantinópolis/TO será organizada por uma COMISSÃO  composta por representantes das SECRETARIAS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO, SAÚDE, DA MULHER, CULTURA, ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRANSPORTES E OBRAS, ESPORTE JUVENTUDE E POLÍTICAS SOBRE DROGAS, AGRICULTURA, HABITAÇÃO E NATURATINS.

 1.2)  A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis/TO está propondo a realização deste projeto e buscará parceria do Ruraltins, Saneatins, Adapec, UFT – Campus de Tocantinópolis, DRET de Tocantinópolis, IFTO, CIPAMA, Polícia Militar e Ministério Público para a sua realização.

2 – DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

2.1) AS ATIVIDADES DA 1ª GINCANA ECOLÓGICA “LAJINHA LIMPO, NASCENTE PRESERVADA” NO MUNICÍPIO DE TOCANTINÓPOLIS/TO obedecerão ao cronograma abaixo especificado:

2.1.1) Definição da Comissão Organizadora: 20/10/2014

2.1.2) Reunião para apresentação e aprovação do Regulamento da Gincana com representantes das Secretarias Municipais e demais instituições públicas, privadas e Sociedade Civil Organizada dia 20/10/2014

 3 - Das inscrições

3.1) Para participação na 1ª GINCANA ECOLÓGICA Lajinha Limpo, Nascente Preservada no município de Tocantinópolis, as inscrições das equipes serão realizadas a partir do dia 03 até o dia 14 de novembro de 2014, nas SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ESPORTE E JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE.

3.1.1) Para participar da gincana cada equipe deverá preencher e entregar em duas vias a Ficha de Inscrição (conforme modelo apresentado em anexo).

 3.1.2) No documento deve constar o nome da Equipe e dos Coordenadores, com telefone e e-mail para contato, bem como o nome completo de todos os componentes do grupo e xérox de um documento pessoal (RG, CPF ou Certidão de nascimento e comprovante de endereço).

 3.1.3) A inscrição da equipe na gincana implicará na aceitação do presente regulamento;

3.2) Poderão se inscrever como participantes das equipes, observando a Quantidade de integrantes e o critério de divisão dos grupos:

3.2.1) Grupo A: Alunos do Ensino Médio, Técnico de Escolas Públicas e Particulares e Conveniadas, UFT, IFTO Moradores da Comunidade Lajinha, Vila Valdenor e a População em Geral;

3.2.2) Grupo B: Alunos do 6º ao 9ª anos do ensino fundamental;

3.2.3) Grupo C: Alunos do 3º ao 5ª anos do ensino fundamental;

3.3)  Cada equipe se inscreverá utilizando um nome, conforme sugerido no Regulamento ;

 3.3.1) Os Nomes sugeridos para as equipes, conforme escolha dos integrantes, priorizando a ordem de inscrição:

 A) Animais: Inhuma, Jacaré, Sucuri, Camaleão, Curió, Jibóia, Juriti, Gavião, Tamanduá, Quandú, Galinha d água, Beija-Flor, Piaba;

 B) Plantas: Jatobá, Mirindiba, Buriti, Juçara, Açaí, Inajá, Macaúba, Babaçu, Ipê, Cinzeiro, Angico, Ingá, Aroeira, Embaúba, Azeitona.

 3.3.2)  As equipes formadas deverão ser identificadas com grito de guerra e bandeira; (Cada item valerá 50 pontos que serão somados as demais notas)

3.4) Cada equipe do Grupo “A” deverão inscrever 15 pessoas, dentre os inscritos 03 serão nomeados coordenadores;

3.5) Nos Grupo “B” e  “C” deverão inscrever  10 pessoas por equipe;

3.6) Cada equipe do Grupo “A” deverá obrigatoriamente ter  03 (três)  Coordenadores com idade igual ou superior a 18 anos;

3.6.1) Sendo que para as Equipes de Alunos inscritos obrigatoriamente deverão ser Coordenados por Professores da sua respectiva Unidade Escolar;

3.7) Cada equipe dos Grupos “B” e “C” deverá obrigatoriamente ter 01 (um) Coordenador com idade igual ou superior a 18 anos,  sendo que para as Equipes de Alunos inscritos obrigatoriamente deverão ser Coordenados por Professores da sua respectiva Unidade Escolar;

3.8) Após a entrega da Ficha de Cadastro da Equipe não poderá substituir nenhum Componente, mesmo em caso de Desistência, o que deverá ser Informado para a Comissão Organizadora.

 4 - DOS UNIFORMES

4.1) É obrigatório o Uso de Uniforme que será fornecido pela Prefeitura Municipal de Tocantinópolis para todas as Equipes Participantes, considerando-se como tal, uma Camiseta ou Colete, na qual constará o Nome  de Identificação da mesma, e um número  de Identificação do Integrante, sendo o uso de outros acessórios como parte do uniforme de livre arbítrio das equipes;

4.2) As equipes deverão se apresentar Uniformizadas para as Provas;

4.3) O uso do Uniforme será obrigatório durante o Período da Realização da Gincana. Sua não apresentação, quando solicitada, será considerada infração grave prevista na Cláusula 11 deste Regulamento.

 5 – DA CARACTERIZAÇÃO

5.1) É obrigatório a adoção do Nome, Grito de Guerra e Bandeira sendo essa a caracterização da equipe participante;  caso não cumpra um dos itens citados será considerada infração Leve prevista na Cláusula 11 deste Regulamento.

5.2) O Grito de Guerra deve ser sugestivos, inteligente e relacionado com o meio ambiente, principalmente ao que se refere à Limpeza e Preservação do Córrego Lajinha;

5.3 Para os Nomes das equipes serão aprovados por ordem de data e hora de entrega de inscrição.

6 – DAS PROVAS

6.1) As tarefas serão elaboradas e aplicadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA, as quais deverão ser cumpridas dentro dos critérios e horários estabelecidos no cronograma e no descritivo de cada prova.

6.2) As tarefas devem ser entregues ou realizadas no local definido, rigorosamente no prazo estabelecido pela Comissão de Organização.

6.3) No caso de cancelamento de uma prova, a Comissão de Provas poderá optar pela substituição daquela por uma outra ou não, desde que haja tempo hábil, sem interferir no cumprimento das demais.

6.3.1) As Provas estão divididas da seguinte maneira:

            I – Provas Antecipadas: São provas que deverão ser realizadas a partir da inscrição da Equipe até o dia anterior as Provas surpresas.

            II – Provas Surpresas: São provas que serão realizadas no dia 29/11/2014 nas futuras instalações da Praça Maria Joaquina e no Córrego Lajinha em local devidamente preestabelecido e sinalizado pela Comissão Organizadora.

Parágrafo Único: Para a realização das Provas surpresas será obrigatório e de inteira responsabilidade das equipes concorrentes o uso de Botas e Calça de tecido ou outro material que ofereça condições de segurança aos seus integrantes.

6.4.) QUADRO DE PROVAS PARA AS EQUIPES

6.4.1) - GRUPO “A”

 - Provas Antecipadas para alunos do  Ensino Médio, Técnico, Superior e Comunidade em geral.

 1 - Montar a estrutura e o texto de um panfleto educativo sobre a preservação do Córrego Lajinha (Valor da prova 10 a 100 pontos);

2 - Apresentar foto recente em formato digital que destaque a flora, fauna e belezas cênicas do Córrego Lajinha.  (Valor da prova 10 a 100 pontos);

3 - Foto mais antiga do córrego lajinha com no mínimo mais de uma década. (Valor da prova 50 a 100 pontos);

4 - Apresentar fotos digitais de duas espécies da fauna (animais) e flora (plantas) presentes no Córrego Lajinha identificando no nome comum e o nome científico das espécies (Valor da prova 50 a 100 pontos);

5 - Festival de Paródias: Cada equipe fará uma apresentação musical de paródia ao vivo retratando os problemas ambientais enfrentados pelo Córrego Lajinha. Poderá ser utilizado playback para apresentação. (Valor da prova de 10 a 100 pontos)

6 - Criação de Obra de Arte: Será utilizado pela equipe materiais Recicláveis para a confecção da obra de arte, lembrando que deverá ser feita apresentação da mesma a comissão julgadora; (Valor da prova de 10 a 100 pontos);

7 Produzir um vídeo com o depoimento de uma pessoa com duração de 02 (dois) minutos de gravação contando como era o Córrego Lajinha em sua infância e juventude. Essa pessoa deve residir na Comunidade Lajinha, Vila Valdenor, Olho d’Água de baixo, Vila Santa Rita, Setor Aeroporto e Beira Rio, há mais de 20 anos. Nesse quesito se houver mais de uma gravação com a mesma pessoa somente a primeira a ser apresentada será validada. Em caso de empate a pessoa mais idosa que deu o depoimento terá prioridade. (Valor da prova de 10 a 100 pontos)

 8 – PROVA SURPRESA – Serão realizadas somente no dia 29 de novembro de 2014;

 6.4.2) - EQUIPE “B”

 - Provas Antecipadas para alunos no 6° ao 9° ano.

 Apresentar foto em formato digital que destaque a flora, fauna e belezas cênicas do Córrego Lajinha.  (Valor da prova 10 a 100 pontos);

  1. Foto mais antiga do córrego lajinha com no mínimo mais de uma década. (Valor da prova 50 a 100 pontos);
  2. Apresentar fotos de duas espécies da fauna (animais) e flora (plantas) presentes no Córrego Lajinha identificando no nome comum e o nome científico das espécies (Valor da prova 50 a 100 pontos);
  3. Parodia retratando os problemas ambientais enfrentados pelo Córrego Lajinha (Valor da prova 10 a 100 pontos);
  4. Obra de arte tipo escultura (arte moderna) com uso de lixo recolhido as margens do córrego lajinha os autores devem falar sobre a obra (Valor da prova 10 a 100 pontos);
  5. Doação de mudas das espécies nativas: buriti, cinzeiro, ingá (de beira de córrego) e açaí. As mudas devem ter no mínimo 30 cm de altura estarem acondicionadas em recipiente individualmente, não apresentarem sintomas de pragas ou doenças e estarem no ponto de serem plantadas. (Valor da prova 5 pontos por muda);
  6. Montar a estrutura e o texto de um panfleto educativo sobre a preservação do Córrego Lajinha (Valor da prova 10 a 100 pontos);

6.4.3) - EQUIPE “C”

  - Provas Antecipadas para alunos no 3° ao 5° ano.

 Parodia com o tema preservação do Córrego Lajinha. (Valor da prova 10 a 100 pontos);

  1. Poesia retratando as belezas do e os problemas enfrentados pelo Córrego Lajinha. (Valor da prova 10 a 100 pontos);
  2. Desfile com roupas confeccionadas em material reciclável, um casal por equipe (Valor da prova 10 a 100 pontos);
  3. Obra de arte tipo escultura (arte moderna) com uso de lixo recolhido as margens do córrego lajinha os autores devem falar sobre a obra (Valor da prova 10 a 100 pontos);
  4. Foto mais antiga do córrego lajinha com no mínimo mais de uma década. (Valor da prova 50 a 100 pontos);
    1. 6.    Uma foto recente do córrego lajinha, retratando suas belezas naturais. Um membro da equipe falará sobre o que a fotos está ressaltando.

6.4.4) - PROVA ANTECIPADA PARA TODAS AS CATEGORIAS:

 6.4.4.1 - Montar Cesta Básica com alimentos Não Perecíveis, no mínimo 20 itens:

  • 01 um pacote de arroz de 5kg;
  • 02 dois pacotes de feijão de 1kg;
  • 02 dois pacotes de açúcar de 1kg;
  • 01 um pacote de sal de 1kg;
  • 01 um litro de óleo de milho ou soja;
  • 01 um pacote de flocão de milho de 500g;
  • 01 um pacote de flocão de arroz de 500g;
  • 01 um pacote de biscoito Crem Cracker;
  • 01 um kg de farinha de mandioca;
  • 02 dois pacotes de macarrão de 500g;
  • 02 duas latas de sardinha;
  • 01 um pacote de pó de café 250g
  • 01 Pacote de Leite em Pó 400g
  • 02 pacotes de suco 400g
  • 01 Achocolatado em pó 400g

6.4.4.2 - Nessa prova Cada Cesta Básica vale 100 pontos;

7 – DA PONTUAÇÃO

7.1) PONTUAÇÃO GERAL poderá ser de duas formas:

A - Pontuação Gradual, conforme a ORDEM de cumprimento ou de qualidade das tarefas, obedecendo a pontuação da maior para a menor;

B - Pontuação através de NOTA, atribuída pelo corpo de jurados, sendo que cada jurado atribuirá nota conforme  a atividade delegada.

C - Nas demais provas a nota será de 10 a 100, e a nota de cada prova cumprida será somada à pontuação geral. No final da gincana será somado o valor arrecadado por cada equipe na prova Arrecadação de materiais recicláveis e adicionado junto às pontuações conquistadas nas demais provas.

D - A Comissão Organizadora disponibilizará para as equipes cópias do quadro de provas  e cronograma com a pontuação estabelecida em conformidade com as provas que serão realizadas.

8 – DO CONSELHO DE JULGAMENTO

8.1) COMISSÃO ORGANIZADORA constituirá um CONSELHO DE JULGAMENTO, composto de 3 (três) membros indicados e convidados. A este Conselho caberá a análise e decisão de eventuais recursos interpostos pelas equipes participantes;

8.2) A principal incumbência do CONSELHO DE JULGAMENTO é analisar possíveis recursos interpostos pelas equipes participantes da 1ª GINCANA ECOLÓGICA “LAJINHA LIMPO, NASCENTE PRESERVADA” NO MUNICÍPIO DE TOCANTINÓPOLIS/TO. Este Conselho se reunirá no momento que mais lhe aprouver e tomará decisões em caso de desistência, substituição, suprir provas, qualquer situação não prevista neste regulamento passará pelo Conselho Julgador, sendo registrado em formulário próprio.

8.3) Às decisões do Conselho de Julgamento  não cabem recursos.

9 – DOS RECURSOS

9.1) A equipe que se julgar prejudicada em qualquer momento da competição deverá encaminhar recurso, por escrito, ao CONSELHO DE JULGAMENTO, até quinze minutos depois do horário da entrega/cumprimento da tarefa que deu razão a Reclamação/Recurso;

9.2) Recebido o recurso, o CONSELHO DE JULGAMENTO reúne-se, analisa a petição, ouve por 5 (cinco) minutos o representante da equipe reclamante e apresenta a decisão por escrito à equipe e à COMISSÃO ORGANIZADORA;

9.3) Cabe, ainda, ao CONSELHO DE JULGAMENTO, julgar e aplicar penalidades, a partir de denúncia da COMISSÃO ORGANIZADORA, dado o direito de defesa aos envolvidos;

10 – Este item se refere a prova surpresa que acontecerá no dia 29 de novembro de 2014;

11 – DAS INFRAÇÕES

11.1) Incorrerá em infração passível das penalidades previstas na Cláusula 11 deste Regulamento, o integrante ou equipe que:

11.2) Agredir fisicamente e qualquer componente da COMISSÃO ORGANIZADORA, ou , membro do Conselho de Julgamento, Comissão de Provas (Jurados), coordenador de equipe ou autoridade legalmente constituída. Falta gravíssima;

11.3) Envolver-se em brigas com integrantes de outras equipes ou escolas, ou brigas, distúrbios ou algazarras que provoquem prejuízos a terceiros. Falta gravíssima.

11.4) Cumprir prova sem uso do uniforme. Falta gravíssima.

11.5) Retirar, deliberadamente, pistas ou indicativos que impeçam outra equipe de cumprir uma prova. Falta gravíssima.

11.6) Recolher materiais recicláveis fora do perímetro estabelecido (até 50m às margens do córrego). Falta leve.

12 – DAS PENALIDADES

12.1) A equipe ou integrante que cometer qualquer infração prevista no caput da Cláusula 11 (Das Infrações) e seus incisos, a critério do Conselho de Julgamento, será penalizada com a perda de pontos ou demais penalidades previstas neste Regulamento.

12.2) As penalidades obedecerão à seguinte escala:

a) Falta leve: perda de 50 pontos;

b) Falta média: perda de 100 pontos;

c) Falta gravíssima: perda de 200 pontos;

d) Reincidência de 03 Faltas:  exclusão do integrante envolvido, perda de 200 pontos com possibilidade de desclassificação da equipe, a critério do Conselho de Julgamento.

13 – DOS RESULTADOS.

13.1) Os resultados oficiais com as respectivas notas e classificação das equipes participantes da 1ª GINCANA ECOLÓGICA “LAJINHA LIMPO, NASCENTE PRESERVADA” NO MUNICÍPIO DE TOCANTINÓPOLIS/TO,serão divulgados pela Comissão Organizadora término do dia da Gincana.

Parágrafo Primeiro: Em caso de empate entre as Equipes do Grupo “A”no Resultado final, o desempate será pela maior quantidade de lixo recolhido;

Parágrafo segundo: Prevalecendo o empate, a pessoa mais idosa que deu o depoimento terá prioridade;

Parágrafo terceiro: Para as equipes dos Grupos “B” e “C”, em caso de empate, farão provas surpresas para decidir a equipe vencedora.

14 – DA PREMIAÇÃO

14.1) Compete a  Prefeitura Municipal de Tocantinópolis o Pagamento da Premiação da I GINCANA ECOLÓGICA “LAJINHA LIMPO, NASCENTE PRESERVADA”  com os respectivos valores:

 GRUPO “A”:

1º LUGARR$ 1.000,00;

2º LUGARR$ 900,00;

3º LUGARR$ 800,00;

4º LUGARR$ 700,00;

5º LUGARR$ 600,00;

 GRUPO “B”:

1º LUGAR – R$ 500,00

2º LUGAR – R$ 400,00

3º LUGAR – R$ 300,00

4º LUGAR – R$ 200,00

 GRUPO “C”:

1º LUGAR – R$ 500,00

2º LUGAR – R$ 400,00

3º LUGAR – R$ 300,00

4º LUGAR – R$ 200,00

14.2) A realização de entrega da premiação pelas autoridades municipal será no local do evento após o anúncio do resultado final da pontuação e das respectivas equipes vencedoras.

 15 – CORPO DE JURADOS

15.1) Os membros do corpo de jurados serão formados por  05 pessoas do Município de Tocantinópolis, caso tendo algum imprevisto, podendo ser substituídos conforme CONSULTA ao conselho  de julgamento.

16 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1) O descumprimento deste REGULAMENTO implicará na imediata desclassificação da equipe.

16.2) A COMISSÃO ORGANIZADORA será composta por 10 membros, cuja composição será divulgada a todos os participantes.

18.3) Nenhum membro da coordenação e comissão Organizadora poderá fazer parte do corpo de jurado.

18.4) Qualquer questão não prevista neste Regulamento será julgado pelo Conselho julgador.

 A COMISSÃO ORGANIZADORA

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura