Hospital Regional de Porto Nacional segue sem conclusão de reformas. Pronto socorro precisou ser interditado por risco do teto desabar.
As obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) ainda não foram concluídas. A denúncia é de parentes de pacientes que estão internados na unidade de saúde. Uma internauta, que preferiu não se identificar, disse nesta terça-feira (4) que a situação do hospital é precária: paredes com buracos e rachaduras, equipamentos enferrujados e mofo. "A verdade é que o hospital está um lixão", diz revoltada.
A internauta conta que a equipe médica do HRPN faz o possível para atender os pacientes da melhor forma, mas o problema é que a infraestrutura do local não passa a menor segurança. "Estou com minha avó de 95 anos internada na UTI. Até que lá a situação não está ruim, é bem arrumado. O problema é no resto do hospital. Está caindo aos pedaços", conta.
Em dezembro de 2013, o pronto-socorro do HRPN precisou ser interditado pelo Corpo de Bombeiros porque o teto da sala corria risco de desabar. Desde então, os equipamentos da sala de triagem foram transferidos para a recepção do hospital. Por causa disso há quase um ano o atendimento é feito de forma improvisada.
Na época, em entrevista o diretor geral do hospital, Argemiro da Silva Filho, explicou que a reforma estaria parada porque a empresa contratada para executar as obras de reforma e ampliação do hospital, a Construserv Ltda., tinha um ano para concluir o serviço, mas não teria cumprido o prazo. O contrado com o Estado foi rescindido depois disso e desde então as obras não foram concluídas.
O prédio da unidade já tem 53 anos e recebe diariamente cerca de 150 pessoas. O HRPN é referência para 19 municípios da região e segundo a internauta é o único hospital de Porto Nacional. "Infelizmente não posso transferir minha avó para outra unidade. Os médicos não autorizam e não recomendam pelo estado dela. Estamos morrendo de medo dela pegar uma infecção hospitalar."
Resposta
De acordo com a Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau), a reforma do pronto-socorro do HRPN já foi concluída e será entregue na segunda quizena deste mês de novembro. O órgão não definiu uma data, mas explicou que faltam poucos detalhes para a liberação da sala, como a instalação de ar-condicionado e mobiliário.
Segundo a Sesau, existe um projeto para a reforma de toda a unidade e, no entanto, ainda não há previsão para que isso ocorra.