As comunidades do Bairro Alto Bonito, Povoado Mumbuca, Folha Grossa e Centro da cidade, receberam na semana passada palestra sobre educação ambiental promovida pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Meio Ambiente.
Para que este princípio seja efetivamente aplicado dentro das comunidades, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando palestras voltadas para a população local, a fim de conscientizar e orientar quanto à importância da participação dos moradores, fazendo deles agentes multiplicadores da Educação Ambiental e da mudança de comportamento na sociedade.
Na última quarta-feira (29) os engenheiros ambientais, Valdecir Guedes Mazeiro e Eduardo Tadeu Busquets estiveram presentes no auditório da Diretoria Regional de Ensino, onde palestraram para agentes de saúde e endemias. Na palestra foi apresentado sobre a temática educação ambiental, um assunto transversal, portanto, podendo ser abordado e discutido por qualquer área, principalmente a que presa pela saúde do município.
Para Eduardo Tadeu,DSC_0429 é de inteira importância enfatizar aos profissionais que atuam na área da saúde e que estão diariamente envolvidos com a comunidade, que estes podem abordar sobre a educação ambiental, uma vez que o tema abrange todo o meio em que vivemos e reflete diretamente na qualidade de vida de todos. Por isso é imprescindível o planejamento e a oferta de atividades direcionadas aos servidores da saúde e sociedade como um todo. Com isso, haverá uma mudança de comportamento e multiplicação das informações adquiridas a partir da conscientização dos moradores da cidade.
Durante a palestra, questões como lixo e reciclagem, desperdício de água e energia, importância das árvores, responsabilidade individual e trabalho em equipe, foram feitas ao público presente. Os participantes puderam interagir respondendo perguntas e questões envolvendo o lixo e sua correta destinação.
Através desta troca de experiências é possível construir novos caminhos para compreender e restabelecer as relações sociedade-natureza de forma a não prejudicar o meio ambiente. Com esta iniciativa, a Prefeitura de Tocantinópolis vem demonstrar mais uma vez o comprometimento da administração municipal com o gerenciamento dos recursos naturais, meio ambiente e da qualidade de vida dos munícipes.