A Secretaria Municipal de Saúde inicia neste sábado (8) a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil (poliomielite), o período de vacinação se estende até dia 28 de novembro.
Neste ano a campanha terá dois momentos de maior mobilização, com um “Dia D” em 8 de novembro e outro no dia 22. O slogan da campanha é “Vem pra turma da vacinação”.
A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público-alvo crianças de seis meses os menores de cinco anos. Já a campanha contra o sarampo é voltada para a população de 12 meses a menores de cinco anos.
Segundo a Secretaria de Saúde, as doses já estão sendo distribuídas e até o sábado (8) todas as unidades do município estejam abastecidas. As Unidades Básicas e locais de vacinação estarão abertas com salas de vacina disponíveis para a população nos dias de mobilização (Dia D), no horário das 8h às 17h, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
O objetivo da campanha é imunizar as crianças e manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil, evitando a disseminação dos casos de sarampo que têm ocorrido em alguns estados da região Nordeste desde 2013.
A poliomielite, segundo a pasta, é um doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
Confira os locais de vacinação:
UBS Ana Vina;
Rodoviária;
UBS Policlínica;
Escola Municipal Tancredo Neves;
Posto Volante (Vila Dos Pescadores E Outros);
Praça do Doris;
UBS Ambulatório;
Colégio Dom Orione;
Escola Paroquial Cristo Rei;
UBS Alto Bonito
Posto Volante (Lajinha e Outros).