Com o objetivo de priorizar o ensino respeitando a opinião pública da cidade de Tocantinópolis e região, foi realizada na tarde desta quinta-feira (6), a cerimônia de assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e Diretoria Regional de Gestão e Formação de Tocantinópolis para a implantação do Curso de Educação Física no município.
A solenidade contou com a presença do re itor da UFT, Márcio Silveira, do vice-prefeito de Tocantinópolis, Eurivaldo Gomes, da Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Helena de Bairros, da representante da Diretoria de Regional de Ensino, Eliane Marinho, do gerente da AABB, Veigas, da diretora do Câmpus da UFT, Francisca Rodrigues, do professor e membro da Comissão de implantação do Curso de Educação Física, Marco Aurélio, dos vereadores Aderson Marinho e Eleny Araújo, de alunos e professores da instituição.
O Curso de Educação Física (Licenciatura) passará pela aprovação do Conselho Universitário e pelo Ministério da Educação, em sendo aprovado o curso, será ofertado no próximo ano no Câmpus de Tocantinópolis. É a primeira vez que um curso como esse é oferecido na região do Bico do Papagaio com a finalidade específica de formar profissionais e professores na área de Educação Física com o título de licenciados.
O convênio entre a Prefeitura, UFT, AABB e a Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis representa a valorização educacional, avalia o reitor Márcio Silveira. “Que esse avanço, essa parceria, essa irmandade entre a Prefeitura e demais órgãos possa está avançando o Câmpus de Tocantinópolis. Eu tenho certeza que a educação pública será bem prestigiada”, afirmou o reitor.
Márcio Silveira também agradeceu a parceria do prefeito Fabion Gomes, o qual sempre esteve engajado e à disposição da Universidade. “Agradeço aos nossos convênios assinados com a Prefeitura, com a AABB e Diretoria Regional de Ensino. Eu tenho a certeza de que como o Câmpus de Tocantinópolis está se posicionando, nós temos toda a chance de chegar aonde nós queremos. Agradecemos o apoio do prefeito Fabion Gomes que a todo o momento se dispôs a ajudar e a concretizar mais esse sonho para o povo de Tocantinópolis e região”, agradeceu.
A ministra Luiza Helena de Bairros também elogiou a iniciativa, afirmando que esse projeto será mais uma oportunidade para a juventude. “Tenho a honra e o prazer de poder está aqui em Tocantinópolis e agora nesse momento compartilhando com vocês a assinatura desse ato que vai garantir a abertura de mais um curso aqui neste câmpus. Dizer que na verdade, isso que estamos compartilhando aqui agora é mais do que um ato formal, eu acho que é mais um passo que estamos dando no âmbito do projeto de inclusão, que inclui a questão acadêmica que foi lançada no Brasil em 2003. Esperamos que com essa visita possamos fazer mais parcerias com a Universidade Federal do Tocantins, pois sabemos o quão são importantes estas instituições no interior do Brasil e naquilo que elas representam diariamente na criação de oportunidades e participação da nossa juventude”, disse.
Luiza Helena afirmou ainda que este projeto é fundamental para a abertura de novas oportunidades e ampliação de novos sonhos e conquistas. “Eu acho esse processo de abertura de novas oportunidades para a juventude, especialmente por dentro das afirmações que se cria, é parte do exercício de um valor nosso enquanto governo, no sentido de dizer que nós podemos sim no interior da sociedade brasileira, realizar os sonhos, ampliar as nossas expectativas e mais do que isso, ter nossos valores e talentos reconhecidos”, afirmou a ministra.
A titular da pasta da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial disse estar muito feliz por fazer parte desta Secretaria e por fazer parte desse processo, se colocando à disposição de qualquer necessidade que a Universidade Federal do Tocantins vier a solicitar. “Eu fico muito feliz enquanto titular da SEPPIR e fazer parte desse processo junto com a minha equipe e por isso mais uma vez me coloco à disposição da Universidade Federal do Tocantins para que nós possamos a partir de 2015 pensarmos em um projeto juntos e que envolva o fortalecimento da questão de nossas expectativas aqui por lado e por um outro lado, crie possibilidades que haja outros projetos de extensão vinculados às comunidades quilombolas existentes na região”, finalizou Luiza Helena de Bairros.
Já a professora e Diretora do Câmpus, Francisca Rodrigues Lopes (France), disse que esse projeto vem sendo projetado e articulado juntamente com a comunidade. “O Curso de Educação Física vem sendo projetado e realizando um desejo da comunidade dessa região, pois todas as vezes que fizemos uma pesquisa, um levantamento de opinião para saber o que as pessoas e a juventude queriam, aparece sempre no meio e entre outros, a Educação Física. Então chegou o momento de levarmos para o CONSUNI e para o MEC, as exigências firmadas neste convênio para a implantação do Curso de Educação Física. Isso para Tocantinópolis é um ganho muito grande esse curso de Educação Física, pois é um ensejo de satisfazer a população para responder essa política, para que muitos jovens não precisem mais sair de Tocantinópolis deixando suas famílias para estudarem fora. Agradecemos ao prefeito Fabion Gomes pelo esforço de dedicação na concretização de mais esse sonho para população”, comentou.