Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Meliante Acusado de Vários Furtos em Tocantinópolis Conhecido Por Pastel Vai Parar Atrás das Grades

Data do post: 15/11/2014 19:45:44 - Visualizações: (4404)

Rafael Leandro da Silva de 20 anos de idade, infrator conhecido pela alcunha de "Pastel", que é acusado de vários furtos a comércios e pessoas em Tocantinópolis foi preso na manhã deste Sábado (15), por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça.

foto do site www.tocnoticias.com.brPastel foi preso pelo Delegado Dr. Tiago Daniel de Morais, neste Sábado (15), em sua própria residência, localizada na Rua Nova na Vila Matilde, onde descansava após passar a noite na rua.

O mandado de prisão preventiva foi solicitado pelo Delegado Dr. Rommel Rubens Costa Rabelo, que após analisar os vários crimes imputados a "Pastel", que possui extensa ficha criminal, todos por crimes de furtos que em sua maioria eram realizados no próprio setor onde o meliante mora com sua mãe.

No pedido feito a justiça o Delegado Dr. Rommel justificou que Rafael estaria colocando em risco a ordem pública, criando dificuldades para a investigação criminal e a aplicação da lei penal, gerando uma sensação pública de insegurança e impunidade.

Fazendo uma simples busca ao sistema de pesquisa informatizado do TJTO, encontra-se em tramitação quatro ações penais contra Rafael sendo estas 5001201-86.2013.827.2740/Furto- 5001457-29.2013.827.2740/Furto-5001459-96.2013.827.2740/Furto-5001996-92.2013.827.2740/Furto- 5001613-17.2013.827.2740/Furto, porém este ultimo o meliante foi preso em flagrante delito, mas foi liberado após pagar fiança, e na sequencia voltou a praticar outros furtos mostrando um total desrespeito e desprezo pela justiça.

Na decisão do Juiz Dr. Ariostenes Guimarães Vieira, o magistrado citou que há dificuldades na hora de citar o acusado das acusações que lhe são imputadas, pois o mesmo se evade da cidade por certo período voltando pouco tempo depois apostando na impunidade.

foto do site www.tocnoticias.com.brNo final da decisão, Dr. Ariostenis escreveu: "Por fim, também estou convencido que as empreitadas criminosas reiteradas, todas na região de Tocantinópolis, colocam em risco a ordem pública local, justificando a segregação cautelar.  Por todo o exposto, acolho o pedido da Autoridade Policial e DECRETO A PRISÃO PREVENTIVA DE RAFAEL LEANDRO DA SILVA". Esta ordem foi expedida nesta ultima sexta feira (14), e executada pelo Dr. Tiago Daniel de Morais neste Sábado (15).

Na delegacia "Pastel", se mostrava tranquilo, e ao ser perguntado sobre os furtos que fez, disse que não se arrependia porque tudo era por causa do vício das drogas, e que estava em dúvida somente no tempo que ficaria preso.

A mãe de Rafael que também esteve na delegacia acompanhando os tramites da prisão, muito chorosa contou que no fundo há um sentimento de alívio e de pena do filho, pois o que ela queria mesmo era que ele se livrasse do drama das drogas, e que está preocupada pois ficou sabendo que as drogas estão rolando soltas dentro da cadeia pública de Tocantinópolis.

Após os tramites legais Rafael, vulgo "Pastel", foi encaminhado para a Cadeia Pública de Tocantinópolis onde ficará preso aguardando julgamento por seus crimes de furtos cometidos.

O Delegado Dr. Tiago Daniel comentou a prisão de Rafael, citando que as vezes que o meliante foi detido ele não podia mantê-lo preso, haja visto que o furto simples que tem pena de 01 a 04 anos, se encaixa na lei 12.403 que foi promulgada em Maio de 2011 que dá o direito de fiança aos crimes que possuem pena não superior a quatro anos, e como "Pastel" sempre era detido após os crimes cometidos, ou seja, não era pego em flagrante, escapava da lei. Tiago lembrou ainda que muitos dos furtos cometidos por Rafael não foram feitos Boletins de Ocorrências, apenas lhe atribuíam os crimes, dificultando ainda mais o trabalho da polícia, mas ressalta que nos casos que foram feito ocorrência pelo menos de um foi conseguido recuperar parte dos objetos apreendidos, quando Pastel furtou no Comercial Simão, "do Cabra do Alho" que havia registrado o B.O. mas como Rafael não havia sido pego em flagrante, novamente se livrou da cadeia.

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias