A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo terá um segundo dia D.
Todas as Unidades de Saúde de Tocantinópolis, incluindo os locais de vacinação estarão funcionando, no dia 22 (sábado) das 8h às 17h, visando imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A campanha segue até o dia 28 deste mês.
A ação, iniciada no último dia 08, com o “Dia D” de mobilização, atingiu cerca de 50% do seu público-alvo, que tem meta estabelecida em 95%. A Secretaria Municipal de convoca pais e responsáveis para levarem suas crianças, menores de cinco anos, a comparecerem às unidades de saúde do Município em busca da imunização. O cartão vacinal é indispensável para a avaliação do profissional na unidade de saúde.
Sobre as Doenças
Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal.
Já o sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. Os principais sintomas da doença são manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza, coriza, falta de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Em gestantes, a doença é especialmente grave, pois pode provocar parto prematuro e até mesmo aborto. O Brasil não tem transmissão autóctone do sarampo (dentro do país), apenas casos importados que, às vezes, podem gerar uma contaminação secundária. A única forma de prevenção da doença é por meio da vacina.
Locais e postos de vacinação: