Um total de 133 alunos do Projeto Carrossel do Sesc foram batizadas no último final de semana na Capital. Elas receberam a troca de cordas durante o I Fest Sesc Capoeira, realizado nos dias 28 e 29 de novembro.
O evento, que teve como objetivo incentivar essa prática esportivo-cultural, e que contou com a participação de grupos de capoeira de boa parte do Estado, aconteceu no Centro de Atividades do Sesc situado na 502 Norte e no Tênis Sesc localizado no Jardim Aureny III, em Palmas.
O I Fest Sesc Capoeira foi uma realização do Sesc Tocantins, por meio da coordenação de Esportes, e visou a difusão cultural e o desenvolvimento regional dessa expressão cultural tão fortemente enraizada na cultura brasileira e que acaba de ser tombada como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.
Kauã Costa Silva, de 10 anos, residente no Jardim Aureny III e há 3 anos, tanto no Projeto Carrossel, quanto na capoeira, gostou do evento porque trocou a corda branca-crua pela branca. “Achei bom, é uma graduação, mostra que a gente pode ser o melhor também”, disse ele.
João Lázaro Souza Vieira, de 13 anos, morador do Aureny II, há 6 anos na capoeira do Projeto Carrossel, trocou sua corda branca-crua pela a amarela. “Para mim, significa muito essa graduação”, afirmou ele.
A programação contou com a realização de oficinas de música e instrumentos, batizados das crianças e apresentações de diversos grupos de capoeira convidados, como o Tambor, Cia Terreiro, Arte Folclore de Capoeira, Candeias de Capoeira, Nagô, Azebu, Memória, Mandara, Raiz de Capoeira de Porto Nacional e Abadá Capoeira de Gurupi.
De acordo com a supervisora do Projeto Carrossel, Charlene Martins, no evento foram batizadas 133 crianças, ou seja, que receberam e/ou trocaram de cordas da graduação da capoeira e cerca de 320 pessoas prestigiaram o I Fest Sesc Capoeira.