Uma luta de vários anos da comunidade da Vila Valdenor agora está sendo concretizada com inicio das obras de construção da tão sonhada Praça dos Buritis.
O local que recentemente foi palco da 1ª Gincana Ecológica do Córrego Lajinha, considerado um verdadeiro sucesso arrecadando mais de 3 toneladas de lixo de dentro do córrego e de suas margens, agora a prefeitura iniciou finalmente a tão esperada obra da praça.
A praça, é uma promessa de campanha ainda de 2008, do atual prefeito Fabion Gomes, que em sua famosa cartilha planos e metas, havia a proposta de construir a praça que seria denominada "Praça dos Buritis", em menção à alguns pés de Buriti que há no local, que por sinal é muito embrejado. O ex-prefeito Antenor Queiroz, também havia iludido os moradores daquele setor prometendo que durante sua gestão que começou em Janeiro de 2005 e foi até dezembro 2008, faria a tal praça, mais tudo ficou apenas em promessa, talvez, "Não deu tempo".
De 2009 pra cá já se passaram seis anos, e com as constantes reclamações dos moradores que aclamavam por uma solução no local cuja lama no período chuvoso não os deixava em paz, criando verdadeiras crateras, Fabion agora já no final deste ano de 2014, deu a ordem para a construção daquele que vai ser um verdadeiro monumento em homenagem ao povo da vila que leva o nome de um dos grande políticos locais "Valdenor Gomes de Oliveira".
Neste vídeo abaixo que foi gravado por nossa equipe há 04 anos atrás, dá pra se ter uma ideia do que os moradores daquela localidade viviam, pois até mesmo de carro era difícil a passagem, imaginem para quem convivia diariamente com aquele problema?!
Várias tentativas de restaurar aquela famosa Rua L-2 foi feita por parte da secretaria de obras, mais infelizmente nenhuma delas segurava o eterno minador de água que existe no local. Havia também o problema de um imenso matagal que constantemente saiam cobras que amedrontavam os vizinhos.
Cansados de tanto esperar os moradores da Vila Valdenor, principalmente os da Rua L-4, iniciaram os protestos colocando placas criticando a atual administração e também plantando bananeiras no eterno buraco.
Agora, quando se visita o local, vê-se a alegria nos olhos dos moradores da rua, que são todos elogios à atual gestão por mesmo que tenha demorado está começando a realizar o sonho não só deles, mais também de todos os moradores próximos. Os jovens comemoram porque nos planos do prefeito consta ainda a construção de uma quadra de esportes.
Ainda não foi apresentada oficialmente a planta da construção, mais o Secretário de Obras do Município, senhor Darcizinho já confidenciou que no local haverá dois espelhos d'água que vão embelezar mais ainda a futura praça. "O prefeito me deu o prazo de um ano para concluir esta obra, mais eu acredito que com essa turma que está se mostrando bastante disposta, terminaremos antes desse prazo". Relatou o secretário.
A praça que se chamará, "Praça Maria Joaquina", mais que já tem o apelido de "Praça dos Buritis", será construída através de recursos oriundos da própria prefeitura e também do Governo Federal, ou seja, investimentos que contemplam calçamento de ruas, drenagens pluviais, terraplanagem, iluminação pública, mesas e cadeiras, quadra esportiva e parquinho de diversão para as crianças. Além disso, o espaço receberá ainda ajardinamento e novas árvores nativas para preservação da mata ciliar às margens do córrego.
De acordo com o prefeito Fabion Gomes, a construção dessa área de lazer era um compromisso assumido durante a campanha com os moradores daquela comunidade. “Era um espaço abandonado e que não oferecia nenhum benefício ao bairro, servia apenas para os moradores jogaram lixo e entulho”, comentou.
Fabion garante que o local será um dos mais bonitos da região. “Vamos transformar esse local em um centro de convivência que levará lazer e qualidade de vida aos moradores, estaremos nos empenhando ao máximo para fazer esta obra. Será um trabalho realizado em longo prazo, onde estaremos ouvindo as sugestões da comunidade e inserindo no projeto”, afirmou.
A gestão do atual prefeito Fabion que se iniciou com obras tímidas, agora parece que encontrou os caminhos das pedras, ou melhor, "Das Verbas", e hoje conta ainda com várias outras frentes de trabalho no município como a construção das quadras de esportes da Vila Antônio Pereira, Povoado Olho D’Água e Alto da Boa Vista I e demais outras que estão em processo de reforma e ampliação.