Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Kátia Abreu é Confirmada Como a Nova Ministra da Agricultura do Governo Dilma

Data do post: 24/12/2014 11:48:12 - Visualizações: (1199)

Nova ministra da Agricultura é presidente da CNA há cerca de 6 anos. Nas eleições de 2014, foi reeleita para o Senado por Tocantins.

Por Anderson MathiasKátia Abreu, a nova ministra da Agricultura no governo Dilma Rousseff, é senadora pelo PMDB do Tocantins e, há cerca de 6 anos, é presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da entidade. Foi ainda a primeira mulher a ser escolhida para presidir a bancada ruralista no Congresso Nacional.

Em 1998, foi eleita pelo antigo PFL do Tocantins primeira suplente na Câmara dos Deputados. Assumiu a cadeira por dois anos, tendo comandado a bancada ruralista na Casa. Kátia cumpriu mandato como deputada federal entre 2000 e 2006 e foi eleita senadora pela primeira vez em 2006.

Deixou o DEM (ex-PFL) em 2011 para ingressar no então recém-lançado PSD, partido do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Em outubro de 2013 filiou-se ao PMDB, legenda pela qual disputou a reeleição ao Senado em 2014.

Aproximação com Dilma

Nas eleições de 2014, foi reeleita para o Senado com 282.052 votos – o equivalente a 41,64% dos votos do estado. Durante seu primeiro mandato como senadora, Kátia teve forte atuação na oposição ao governo Lula. A aproximação com a presidente Dilma ocorreu nos primeiros meses do primeiro governo da petista.

A nova ministra da Agricultura nasceu em Goiânia, em 2 de fevereiro de 1962. É formada em psicologia pela Universidade Católica de Goiás e, aos 25 anos, tornou-se pecuarista ao assumir a fazenda do marido, morto em um acidente de avião em 1987. A senadora tem três filhos.

Kátia sempre se destacou pela defesa dos agropecuaristas. Entre suas posições, ela defende o fim da insegurança jurídica no campo e o direito de propriedade. Para ela, conflitos no campo são gerados pela relativização do direito de propriedade no país, que fere a Constituição e estimula a invasão às propriedades rurais.

imagem da internet'Motosserra de ouro'

Em 2010, recebeu o prêmio-ironia "motosserra de ouro" concedido pela organização ambientalista Greenpeace "por sua defesa ferrenha de mudanças no Código Florestal, em prol de mais desmatamentos no Brasil". A questão da demarcação de terras indígenas também é outra questão em que a senadora se pronuncia a favor dos produtores rurais. Os rumores de sua indicação provocaram críticas dentro do PT e entre ambientalistas.

A senadora luta ainda pela agilização na concessão dos licenciamentos ambientais para obras de infraestrutura. Recentemente, em discurso no Plenário do Senado, Kátia defendeu a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) como forma de melhorar o potencial do pequeno produtor brasileiro.

Fonte: G1/Economia