Tiveram início na tarde desta segunda-feira (9) os trabalhos do primeiro semestre de 2015 referentes à 10ª Legislatura da Câmara Municipal de Lajeado Novo - MA.
Na ocasião o Vereador Luis Oliveira Carvalho Junior-PTB presidiu a primeira reunião da casa desde que tomou posse na Mesa Diretora em 1º de janeiro desse ano.
Compareceram à Sessão Solene os nove vereadores do município e muitos convidados. O plenário da Câmara ficou lotado de pessoas, maioria parentes e amigos próximos dos parlamentares. Entre eles três ex-prefeitos do município: Deusdete Pereira dos Santos; Antonio Pereira da Silva e Raimundo Barros além da ex-vice-prefeita Delzi Pereira Barros. Embora tenha sido convidado o atual prefeito Francisco Edison não compareceu e não justificou ausência.
Por se tratar de sessão solene não foi encaminhando à Mesa Diretora nenhum projeto ou requerimento. Os vereadores usaram o tempo na tribuna para agradecer à presença do público e convidar a todos para estarem sempre acompanhando as votações e debates que irão acontecer a partir do dia 23 próximo, quando acontece a primeira reunião ordinária onde todos devem comparecer e apresentar matérias deliberativas.
Durante a sessão todos os vereadores tiveram a oportunidade de se pronunciarem, maioria pediu a união de todos pelo bem da população. Alvo de críticas o Chefe do Poder Executivo Municipal que segundo os vereadores evita ouvir o povo e os seus representantes além de viver ausente do município, embora alguns legisladores defendam que o prefeito esteja trabalhando e fazendo boa gestão. O que a nova Mesa Diretora propõe no entanto é que, o prefeito tenha diálogo com toda a Câmara e cumpra o papel para o qual foi eleito em 2012 participando da vida da cidade, ao contrário do que aconteceu nos últimos dois anos em que viveu ausente do município desenvolvendo atividades profissionais como médico em outras cidades da região.
O vereador Raimundo Martins Araújo-PDT (Raimundinho do Dão) disse à nossa reportagem que entre as ações que pretende fazer nesses próximos dois anos, são: convocar o prefeito para prestar esclarecimentos na Câmara sobre convênios firmados com Estado cujas obras não foram concluídas, regularização de pagamento dos servidores que estão sem receber salários há vários meses, e por fim propor a cassação do mandato do prefeito ou seu afastamento.
O ex-presidente da Câmara entre 2013 a 2014 vereador Idinaldo Silva Ferreira-PDT, defendeu o Chefe do Executivo ao afirmar que a gestão está trabalhando realizando obras, inclusive aquelas cujos recursos já foram liberados e que o prefeito Francisco Edison está buscando apoio junto ao Governo do Estado para fazer obras como bloqueteamento de ruas e outros serviços que sejam a bem da população. Idinaldo também justificou que, o prefeito da expediente duas vezes por semana no prédio da prefeitura, mas, não disse em que horário isso acontece.
Também se fizeram presentes e usaram a tribuna os vereadores: Ivan Marinho Neves; Luis Oliveira de Carvalho Júnior; Levi Fernandes; Jonas da Silva; Edimar Pereira Oliveira; Nerson da Silva Machado e Francisco Teixeira.
CURIOSIDADE:
Fato inédito no parlamento local de Lajeado Novo é que pela primeira vez desde a instalação do município em 1997, a Mesa Diretora está composta por vereadores que fazem oposição ao prefeito. Isso teria inclusive gerado crise interna no parlamento, fazendo com que a disputa pelo cargo de presidente fosse questionada na Justiça, devido descontentamento do grupo de 4 vereadores que dão sustentação ao prefeito ter sido derrotado. Eles tentaram anular a eleição ocorrida no dia 8 de dezembro de 2014 em que o vereador Luis Carvalho Junior foi eleito com 5 votos.