Auditório lotado por quem deseja abrir o próprio negócio.
Em Araguaína, 77 pessoas participaram da palestra gratuita “Formalização do Microempreendedor Individual” oferecida pelo SEBRAE todas as terças-feiras. A grande procura por informações sobre o MEI sinaliza que na cidade, há uma vocação para o empreendedorismo. As palestras fazem parte da programação vasta para 2015, que traz também oficinas e cursos para os pequenos empresários.
A Analista Técnica do Sebrae de Araguaína, Priscila Silva Cantuária, destaca que o objetivo da palestra é orientar quais os caminhos para quem busca sair da informalidade e registrar uma empresa como microempreendedor individual. “A principal dúvida, de quem nos procura, é saber qual o perfil que pode se enquadra no MEI e quais os benefícios. A gente esclarece que para poder registrar uma empresa é preciso faturar no máximo 60 mil reais e ter, no máximo, 1 funcionário contratado por um salário mínimo”, enfatiza Patricia. Em 2014, o Sebrae registrou, só em Araguaína, 5.247 Microempreendedor Individual.
Kuetson Cássio Santos Pereira, de 24 anos, foi um dos participantes da palestra. Ele é autônomo e atualmente conserta e faz a manutenção de ar-condicionado. “Vi que é muito importante abrir um negócio, pagar imposto certinho, para no futuro ter um beneficio do INSS. Pode receber minha aposentadoria. Também posso ampliar o meu negócio. Como eu vendo a minha mão-de-obra, registrando a minha empresa, poderei também oferecer nota fiscal e aumentar o número de clientes”, destacou o autônomo.
Para a nova gerente do Sebrae em Araguaína, Ilma Lopes, a grande procura para a formalização do micro empreendedor em Araguaína é um reflexo do potencial da cidade. “Pelo fato de ser uma cidade empreendedora, onde existem várias oportunidades no mercado de trabalho, as pessoas buscam montar o seu próprio negócio”. Ilma destaca ainda que a facilidade de informações por parte do município, também incentiva a regularização das empresas. “Acredito que as pessoas querem ser independente, deixar de serem empregados. Por isso o as palestras tem atraído uma quantidade significativa de pessoas”, conclui a gerente.
BENEFICIOS DO MEI
Quem se formaliza como Microempreendedor individual está se legalizando como pequeno empresário. Entre as vantagens oferecidas com a lei criada em 2008, está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimo e a emissão de notas fiscais.
Outra vantagem é que o MEI se enquadra no Simples Nacional e isenta o pequeno empresário de pagar tributos federais. Existe apenas um imposto fixo, no valor mensal que varia de R$ 40,00 a R$ 45,00, dependendo da natureza da empresa: comércio ou indústria; prestação de serviço; comércio e serviço. O imposto recolhido será pago à Previdência Social e ao ICMS ou ISS, de modo que o empreendedor terá direitos garantidos como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria.
Para se formalizar, a inscrição eletrônica é gratuita e feita no Portal do Empreendedor que reúne todas as informações sobre os tipos de empresas no Brasil.
QUADRO DE SERVIÇO:
PROGRAMAÇÃO DE CURSOS E PALESTRAS E OFICINAS
10 e 24 de fevereiro - Palestra Formalização do MEI
24 de fevereiro - Palestra Gestão Financeira
25 de fevereiro - Oficina : Boas Práticas de Alimentação
26 de fevereiro - Oficina Crescer com Desing
Local: Auditório do Sebrae - 25 de Dezembro, 152, Centro.