Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Campanha Carnaval do Bem Encerra Apresentações em Tocantinópolis

Data do post: 14/02/2015 16:32:32 - Visualizações: (1287)

Depois de percorrer 14 municípios em 11 dias, a caravana da Campanha Carnaval do Bem chegou ao seu destino final, em Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.

Foto: José FrancoAproximadamente 20 mil alunos da rede pública estadual participaram diretamente da campanha que encerrou as atividades na tarde da ulitma quinta-feira, 12, no Centro de Ensino Médio Darcy Marinho. O objetivo do Carnaval do Bem é alertar os jovens para os riscos durante o período de festas como o carnaval, como gravidez na adolescência, casos de violência ou uso de drogas.

No caso do Centro de Ensino Médio (CEM) Darcy Marinho, que tem 285 alunos matriculados no ensino médio básico e no curso técnico de enfermagem, os educadores trabalham questões como sexualidade e drogas no cotidiano das aulas. “Temos uma parceria fundamental com a sociedade e igrejas para trabalharmos juntos esses temas. Semana passada ministramos uma palestra promovida por jovens sobre o perigo do uso das drogas”, contou Josilene de Oliveira Sousa, secretária da escola, que atualmente responde pela direção.

A ação na escola vem dando certo, segundo Josilene, porque desde 2003 vem sendo percebida uma redução nos casos de gravidez entre as alunas adolescentes. Além disso, a educadora frisou que não há registro de casos de uso de drogas na escola.

A estudante Kamila Carvalho Olímpio, de 17 anos, que está no curso técnico de enfermagem, foi Foto: José Francouma das jovens que participou da programação do Carnaval do Bem em Tocantinópolis e aprovou a campanha. “Gostei da iniciativa, eu sempre procuro o melhor para mim, brincar (o carnaval) nos lugares que apresentam menos perigo e prestar atenção nas companhias”, ressaltou.

Já Lourane do Nascimento Silva, aluna do 3º ano do ensino médio, que participa do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi)e faz o jornal da escola, disse que a campanha é importante para esclarecer e mobilizar a escola. Temos que aprender a curtir o carnaval com mais responsabilidade. Há muitas coisas que o jovem pode fazer para se divertir de maneira segura, frisou.

Foto: José FrancoRepresentando o secretário de Educação, Adão Francisco, o superintendente de Desenvolvimento da Educação, Divino Mariozan, destacou a importância de se trabalhar a prevenção junto aos jovens tocantinenses. “Faço aqui um compromisso com vocês para que multipliquem essa ideia com os colegas, familiares para que evitem as drogas, que é um caminho sem volta e está em todos os lugares”, disse.

Já o delegado Tiago Daniel de Moraes, que responde pela Delegacia da Mulher/Criança e Juventude, contou casos de pessoas que se envolveram com drogas e não conseguiram de recuperar. “Todos vocês jovens têm muitas chances de serem pessoas de sucesso, mas é preciso lembrar que, no caminho da vida, tem o esforço para se chegar onde queremos, mas devemos evitar pular etapas”, ressaltou.

A Caravana

A ação Carnaval do Bem é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Esporte, Juventude e Lazer, por meio da Superintendência da Juventude; com a parceria da Seduc, Secretaria da Saúde, Departamento Estadual de Transito, Secretaria da Comunicação, Secretaria da Defesa Social e Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd).

Balanço

A caravana Carnaval do Bem começou por Palmas, no dia 2 de fevereiro, e seguiu por Paraíso, Tocantínia, Miracema, Pedro Afonso, Guaraí, Colinas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis, Arraias, Araguatins e Tocantinópolis. Ao todo, mais de 20 mil estudantes de Norte a Sul do Tocantins acompanharam as programações desenvolvidas em cada uma das escolas que receberam a caravana, que encerrou as atividades nesta quinta-feira.

Fonte: Josélia de Lima / Seduc