O pintor Wendel Martins de Oliveira de 36 anos, conhecido por "Del", foi morto covardemente após uma discussão banal com um vizinho seu Adalto Costa Araújo conhecido pela alcunha de "Franscisquim".
O crime aconteceu neste ultimo sábado (14), por volta das 23h30min na Rua Nova, no centro de Nazaré do Tocantins, e segundo informações repassadas pela própria família da vítima, Wendel Martins chamou o vizinho de fundo com sua casa conhecido no município por "Francisquim", para que este chamasse a atenção de seu filho um adolescente de 13 anos que estaria entrando no quintal da vítima para segundo eles "malinar", com isso sem querer, despertou a fúria de Adalto que após discutir com "Del", foi para casa na Rua Santos Dumont voltando em seguida com uma faca na mão chamando Wendel, colocando a cabeça pra dentro da residência pela janela. Sem saber do triste fim que lhe aguardava, Martins saiu só de short, quando Adalto lhe perguntou: "Você tem alguma coisa a perder nessa vida Del?", e a vítima respondeu: "Tenho sim, essa mulher e duas filhas, mais o que é isso moço, nós somos amigos?!", e seu algoz voltou a falar: "Pois eu não tenho nada a perder!" e foi desferindo um golpe no peito direito de Martins, e ao ver que havia furado no lugar errado puxou a faca lhe dando outro golpe no peito esquerdo deixando a faca fincada no corpo, correndo em direção a sua residência, e de lá se embrenhando na mata.
A vítima ainda teve forças para retirar a faca do peito e chegou a pedir socorro para uma vizinha, caindo nos braços de sua esposa onde antes de falecer agonizando disse: "Tô morrendo fia", morrendo em seguida.
Corpo Preso no IML
Após a confirmação da morte, o corpo foi encaminhado para o IML de Tocantinópolis, chegando por volta das 12h30min deste Domingo (15), e logo cedo pela manhã, o legista de plantão Dr. Theogenes Nery Sousa terminou os trabalhos, mas o corpo não podia ser liberado sem a assinatura do delegado plantonista, e como 10 dos trezes delegados regionais entregaram o cargo em protesto contra o Governo, não tem ninguém que autorize o chefe do IML á liberar o corpo, deixando os familiares revoltados na porta ameaçando invadir e levar o corpo para ser velado.
Houve ainda uma tentativa de encaminhar o corpo de Wendel para Araguaína para que lá se conseguisse a assinatura de liberação, porém, o veículo "Rabecão" de Tocantinópolis está sem freios e na tentativa de solicitar o de Araguaína foi inválida pois o veículo do IML havia saído para buscar outro corpo em uma cidade vizinha.
Intervenção do Deputado
Por sorte, o Deputado Estadual José Bonifácio estava passando na frente do prédio do IML, e parou para ver a movimentação sendo informado pelos familiares da vítima do que estava acontecendo. Bonifácio passou a ligar insistentemente para várias pessoas na tentativa de resolver a calamitosa situação, inclusive chegou a discutir com o chefe do IML, para que este resolvesse o problema, até que conseguiram falar com o Gerente do Instituto Médico Legal do Tocantins, Jorge Guardiola que autorizou o chefe do IML de Tocantinópolis para que liberasse os corpo para a família, deixando os papeis burocráticos para resolver na quarta feira (18), mesma data que será entregue o atestado de óbito.
Após todo esse drama o corpo foi encaminhado em um veículo de uma funerária de Nazaré para ser velado na residência recém construída da vítima que deixou esposa, uma filha de 07 anos de idade e uma enteada que ele considerava como sendo também sua filha de 17 anos.