Teve início na manhã desta segunda-feira, 23, na Acadepol – Academia de Polícia Judiciária do Tocantins, o Curso de Entrevista e Interrogatório, ministrado por agentes especiais do FBI - Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos.
Um total de 45 profissionais da Polícia Civil e 10 da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Tocantins participam da capacitação, promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública por meio da Acadepol, em parceria com a Senasp - Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Embaixada Americana no Brasil.
Segundo o Investigador do FBI, Daniel Parrilha, o curso apresenta as técnicas de entrevista e interrogatório aplicadas na área criminal nos Estados Unidos, além de propiciar a troca de experiências entre os instrutores americanos e os policiais brasileiros. “Com a troca de experiência sobre as técnicas de entrevista e interrogatório, há um ganho pros profissionais de ambos os países, além de reforçar os contatos, tanto do FBI no Brasil quanto dos policiais brasileiros nos EUA”, comenta Parrilha.
Para o Diretor da Acadepol, Dr. Alberto Cavalcante, a troca de experiências com os instrutores do FBI irá fornecer um bom desenvolvimento das ações da policia no estado. “A partir desta capacitação, poderemos aprimorar nossas técnicas ao que foi aprendido pelo FBI, adequando-as à nossa realidade”, afirma Cavalcante.
O Curso de Entrevista e Interrogatório acontece até sexta-feira, 27, nos períodos da manhã e tarde, no prédio da Acadepol. O curso é ministrado pelos instrutores e Agentes Especiais do FBI, Philip Bates e Kevin Gormley.
Programação e Temáticas
23 de fevereiro
Manhã
Abertura
Estrutura Policial Brasil/USA
Tarde
Escutando Ativamente durante a Entrevista
24 de fevereiro
Manhã
Estrutura de uma Entrevista
Tarde
Técnica de entrevista cognitiva
25 de fevereiro
Detectando mentiras
26 de fevereiro
Elementos de um interrogatório
27 de fevereiro
Interrogatório
Considerações finais.