Protesto durou cerca de 40 minutos e terminou com chegada de juiz. Familiares de presos dizem que condições de carceragem são desumanas.
Esposas e familiares de internos do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém, fecharam por cerca de 40 minutos uma das pistas da rodovia BR-316 próximo ao km 50, no sentido Castanhal-Belém. Agentes da Polícia Rodoviária Federal desviaram o trânsito até a chegada do juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Cláudio Rendeiro, no local.
Este é o segundo dia de protesto das esposas dos detentos: na última terça-feira (24), um grupo de aproximadamente 70 pessoas alternou interdições e manifestações pacíficas em frente ao presídio para reclamar das condições dos detentos.
De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), o juiz irá conversar com representantes dos familiares. Em nota divulgada pelo Tribunal de Justiça do Pará na terça-feira, o tribunal informou que planejou mutirões carcerários para agilizar processos de presos provisórios e condenados.