Prazo para a declaração começou nesta segunda-feira (2), em todo o Brasil. Contribuinte diz que buscará informações pela internet e a ajuda de amigos.
Nesta segunda-feira (2) foi dada a largada para a declaração do Imposto de Renda. Algumas pessoas vão declarar pela primeira vez. Uma delas é o produtor musical Jovane da Silva, de 31 anos. Morador de Gurupi, ele garante que já está organizando as papeladas para não errar na hora de prestar as contas com o Leão.
O contribuinte, em geral, está mais confiante na hora de declarar. Jovane disse que o primeiro passo é pesquisar na internet e em sites institucionais, como o da Receita Federal, o passo a passo para fazer a declaração. "Eu vou primeiro no 'pai dos burros', o Google. Vou pesquisar em sites e levantar a papelada", brincou.
Outra estratégia dele é procurar pessoas experientes. "Se eu tiver alguma dúvida, vou procurar amigos. Conheço muitas pessoas experientes, que declaram há muito tempo". Se depois dessas duas etapas, o produtor ainda se sentir inseguro, aí sim ele disse que vai procurar a ajuda de um profissional. "Se eu perceber que as coisas estão complicadas, eu vou procurar ajuda de um contador".
Na opinião dele, a declaração não será muito fácil, até porque nada pode passar despercebido. Apesar de ser a primeira vez a declarar, Jovane sabe da responsabilidade de enviar as informações corretas e que a declaração não pode ser feita em qualquer lugar. "Eu não vou declarar por meio de smartphones porque não acho confiável. Eu tenho um computador em casa que uso apenas para fazer operações importantes para não ter risco de vazar as informações. É nele que vou fazer a minha declaração", disse.
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (2), para download, os programas para que os contribuintes possam fazer a declaração do Imposto de Renda 2015. Os programas estão disponíveis em versões para Windows, Linux, Solaris, Mac e multiplataforma. Os programas também estão disponíveis na página da Receita na internet. Clique aqui para acessar. O prazo para a declaração vai até o dia 30 de abril.
Em geral, declaram as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.