Dando sequência ao projeto de atrair novos investidores para o Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, apresentou para um grupo de produtores rurais e pesquisadores da Cooperativa Batavo, de Carambeí – PR, o potencial de produção de sementes de grãos nas várzeas tropicais.
A palestra foi organizada pela revista Cerrado Rural, e aconteceu na tarde desta sexta-feira, 13, no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).
O inspetor agropecuário da Adapec, Luis Henrique Michellin mostrou a evolução da produção de sementes na região ocorrida nos últimos anos chegando a 54 mil hectares em 2014, e destacou que as várzeas tropicais do Tocantins possui um potencial de produção estimada em mais de um milhão de hectares. “Muitas empresas e produtores estão investindo na produção de sementes nas várzeas tocantinense, pois as condições meteorológicas favorecem este investimento,” disse Luis Henrique.
Outras vantagens apontadas por Michelin na palestra são o período curto de armazenamento, o que faz crescer o potencial de germinação da semente e a possibilidade cientifica de eliminar algumas pragas, como já está sendo testada por órgãos de pesquisa.
Toda produção de sementes nas várzeas é 100% monitorada pela Adapec, e conforme legislação, só é autorizada para fins de pesquisa e produção de sementes. “Nesta região durante o período de entressafra, a Adapec mantém um grupo de inspetores e técnicos agropecuários que realizam periodicamente em todas as propriedades, o monitoramento de pragas nas lavouras, por isso, o nosso sistema de defesa sanitário está preparado para receber investidores interessados em produzir sementes nas nossas várzeas,” disse o presidente da Adapec, Humberto Camelo.
O representante comercial da Bayer, Darcy Gazoli Júnior que acompanhou a visita dos cooperados da Batavo ao Tocantins, disse que o grupo ficou muito animado com o potencial agrícola do Estado, e que alguns produtores já definiram áreas de investimentos.