O governador Marcelo Miranda inaugura nesta quarta-feira, 25, às 10:30h a Sala de Situação na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
O local funcionará como centro de gestão de situações críticas para identificar ocorrências e subsidiar a tomada de decisão para a adoção antecipada de medidas de redução dos efeitos de secas e inundações.
A rede de monitoramento conta com um total de 21 estações hidrológicas distribuídas na bacia do Araguaía-Tocantins. A intenção é apresentar, nortear e orientar as atividades operacionais em situações de crise de forma antecipada, com uso do auxílio tecnológico em favor do cidadão. Além de promover ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos de situações climáticas de risco sejam nos casos de inundações e enchentes, secas ou de queimadas que ocorrem com freqüência nos períodos de estiagem no Tocantins.
Segundo comandante geral do Corpo de Bombeiros do Militar do Tocantins e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, a Sala de Situação traz um grande avanço no sistema de prevenção do Tocantins. “Vamos enfrentar de vez os fenômenos climáticos, essa é a nossa grande missão integrada com todas as forças estaduais para proteger o cidadão tocantinense”, explicou.
Na oportunidade também será apresentada a plataforma ArcGIS, implantada pela Defesa Civil no Tocantins. O sistema reúne mapas, aplicações, dados e possibilita o monitoramento de ocorrências, deslocamento de viaturas dos bombeiros dentre outras ações. A proposta do governo é que o sistema também seja usado por outros órgãos de controle e fiscalização do Estado.
“Com o sistema o próprio governador poderá saber quantas viaturas foram deslocadas para atender determinada ocorrência, e que tipo de atendimento está sendo feito tanto pela Defesa Civil quanto pelos Bombeiros, para que o Estado de forma integrada possa agir diante de situações de crise”, esclarece o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Peterson Queiroz de Onerlas.