Com o tema Cadeia Produtiva de Grãos e uma estimativa de R$ 580 milhões em oportunidades de negócios, foi aberta a 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), pelo governador do Estado, Marcelo Miranda. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 31, no auditório do Palácio Araguaia.
A Agência que é uma das parceiras do evento vem, este ano, com a proposta de trazer conhecimento e informações na área de sementes e grãos das principais culturas tocantinenses.
Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, A Agrotins é a maior feira agroteconológica da região Norte e se supera a cada ano, trazendo oportunidades e conhecimento para o agronegócio. “É um grande momento para os produtores rurais buscarem informações e novas tecnologias”, disse destacando que a Agência estará com uma equipe de profissionais capacitados para atender o público, promover palestras, distribuir material e educativo e sanar dúvidas na área animal e vegetal.
Durante o evento, o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros Neto, destacou a importância mundial da produção de grãos e o desenvolvimento agropecuário aliado a sustentabilidade, com a integração lavoura- pecuária- floresta. “O Tocantins tem grande potencial agropecuário, por isso, o tema da Feira é tão pertinente nesse momento que a nossa safra vai superar com uma produção de mais de 3 milhões de grãos”, ressaltou.
Ainda segundo o secretário, a Feira contará com mais de 530 expositores, com representantes dos 139 municípios do Estado e 1.300 produtores rurais, com a previsão de que mais de 90 mil pessoas passe local. Além disso, serão oferecidas dois mil palestras e a capacitação de 15 mil pessoas.
Para o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, a Agrotins consolida a efetiva potencialidade agrícola do Estado, por ser uma vitrine de exposições que se transformou em uma das mais conceituadas em eventos de prática rural. “Será palco de informações, novidades e conhecimento de novas formas de produção, com o objetivo de oferecer alternativas e tecnologias simples para melhorar a vida do homem do campo”, disse.
A Feira será realizada no período de 5 a 9 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Escritório Local
A Adapec também estará com uma unidade de atendimento na Feira para emissão de Guia de Trânsito Animal-GTA, além de uma equipe para fiscalizar a entrada e saída de animais, com o objetivo de garantir a sanidade do rebanho.