Veículos seriam utilizados para o combate a dengue no estado. Segundo SSP, veículos teriam sido roubados e clonados no MT e PE.
Três camionetes doadas pelo Governo Federal e que seriam utilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde após realização de exames foi descoberto que haviam sido clonados. Os veículos seriam usados para o combate à dengue no Tocantins, mas antes mesmo de serem emplacadas no estado haviam sido registradas no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Groso e Pernambuco.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante o procedimento de emplacamento das camionetes no Detran do Tocantins houve a dúvida sobre as irregularidades e por isso os veículos foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística para serem submetidas a perícias.
Apesar de não haver adulteração na numeração de chassi, vidros, motor ou qualquer outro agregado, a comprovação da clonagem só foi possível após a realização de uma inspeção em Sistemas de Segurança. Desta forma peritos oficiais descobriram nos estados de Mato Grosso e Pernambuco três outras camionetes idênticas que haviam sido roubadas, clonadas recebendo documentação como se fossem as camionetes destinadas à Secretaria da Saúde do Tocantins.
Ainda conforme a SSP, uma investigação foi aberta para apurar as responsabilidades e descobrir de que maneira os três veículos foram clonados antes da entrega ao governo do estado, pois conforme os laudos do Instituto de Criminalística do Tocantins os mesmos são novos e originais.
Segundo o gerente do Instituto de Criminalística, Zilmondes Ferreira Feitosa existe a suspeita de que uma grande quadrilha especializada em clonagem de veículos, que age em todo o Brasil, seja a responsável pelo crime. A Polícia Científica solicitou às polícias civis de Pernambuco e Mato Grosso que localizem e apreendam as camionetes roubadas e que estão circulando ilegalmente, uma vez que estão utilizando dados dos veículos que estão no Tocantins, a fim de submetê-las à perícia oficial e devolvê-las aos seus legítimos proprietários.