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Mudanças na Educação Vão Beneficiar Mais de 180 Mil Alunos da Rede Estadual de Ensino do Tocantins

Data do post: 09/04/2015 23:12:57 - Visualizações: (771)

Ações pedagógicas que abrangem todas as escolas estaduais do campo ou da cidade, indígena ou quilombola, são primordiais para a garantia da qualidade do ensino no Tocantins.

Foto: Elias Oliveira/Seduc-TONos primeiros três meses de gestão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou atividades que irão mudar a realidade na escola: ressignificação do currículo do ensino médio, normatização da municipalização do ensino, elaboração de um projeto pedagógico para a Educação Prisional e a participação na elaboração do Plano Estadual de Educação 2015 a 2025.

Pautado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas Diretrizes Nacionais de Educação (DNE) o setor pedagógico da Seduc trabalha com os eixos da educação integral, formação de professores e currículo integrado. As ações estão conectadas com as 13 Diretorias Regionais de Educação e alcançam, na formação pedagógica, o universo de 12 mil professores da Educação Básica e, com ações indiretas, os 181.150 alunos da rede estadual.

Um grupo formado por educadores de diversas especialidades atua por meio das gerências e acompanha os programas Ensino Médio Inovador (ProeMi), o Mais Cultura na Escola, o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, o Programa Mais Educação, Programa Brasil Profissionalizado, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Programa Educação Financeira nas Escolas, entre outros.

Para melhorar a prática pedagógica na sala de aula, são disponibilizados guias de aprendizagem para alunos e professores, que também estão disponíveis no site www.seduc.to.gov.br. Por meio de planejamento pedagógico, a equipe da Seduc atende com sugestões de ações para a alfabetização de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação do campo, indígena, quilombola e educação para as relações étnico raciais.

Para o superintendente de Desenvolvimento da Educação, Divino Mariosan de Siqueira, a proposta é integrar todos os servidores na proposta de Educação Integral e Humanizada. “Temos como objetivo contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltados à valorização das diferenças e da diversidade, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais”, frisou.

A diretora de Ensino da Seduc, Noraney de Fátima de Castro, disse que a equipe pedagógica atua no direcionamento das políticas públicas educacionais. “O nosso papel é fortalecer as DREs, no processo pedagógico, para melhorar as práticas de ensino e aprendizagem na sala de aula”.

Prática que deu certo

A professora de Língua Portuguesa Gerlane Galvão, do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, sabe bem o que significa o trabalho de uma equipe pedagógica macro. Atuou na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis, como assessora de currículo e, atualmente, está em sala de aula. Muitas vezes, o professor prepara uma aula e os técnicos da Educação sugerem filmes, sites e outras atividades complementares. As aulas criativas despertam mais o interesse dos alunos. Esse suporte que os educadores da Seduc dão aos professores é fundamental”, frisou.

Atualmente, ela utiliza a rede social facebook como ferramenta pedagógica para compartilhar pôsteres com dicas de Português, marcar sessão de filmes e também criou um grupo no aplicativo Whatsapp com a turma do 3º ano do Ensino Médio, para divulgar textos e compartilhar ideias. “São ações criativas que fazem a diferença na rotina das aulas”, disse.

Fonte: Josélia de Lima / Ascom