Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Hospital Dona Regina Recebe Visita Técnica de Representantes do Ministério da Saúde

Data do post: 09/04/2015 23:19:00 - Visualizações: (428)

Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina recebeu, na manhã desta quinta-feira, 9, uma visita técnica do Ministério da Saúde (MS) a fim de apresentar os serviços prestados às vítimas de violência sexual.

Manoel Junior / SecomAs visitas, que acontecem em todos os estados do País, fazem parte da programação do Ministério para conhecimento dos serviços realizados no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual.  O intuito é que, com as visitas, parcerias sejam formadas no sentido de que os hospitais possam ser referência e receber serviços de outros estados.

De acordo com a técnica do Ministério da Saúde, Maria de Lourdes Magalhães, o Hospital Dona Regina segue as orientações do Ministério e já é referência no Estado quanto ao atendimento de vítimas de violência sexual. “Estou feliz em estar aqui e ver que as pessoas estão envolvidas nos serviços e ver o comprometimento da Secretaria da Saúde. As pessoas estão engajadas, querendo mudança e melhorias de todo o processo”, afirmou.

Porém, a intenção do Ministério é que os serviços também sejam expandidos para o Hospital Infantil, dependendo da demanda do Estado.  “Nossa intenção é dar apoio e ampliar os serviços, mas sempre na avaliação dos gestores e rede de atendimento”, explicou.

Durante a visita, os gestores e profissionais também foram sensibilizados para o registro dos serviços no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marudiney Cesar Rodrigues, chamou atenção para a importância do cadastro. “É importante os profissionais se adequarem a isso, pois fará com que os serviços existam no cenário nacional. Podemos ser referência para que outros estados venham nos visitar. No sistema de informação, é uma questão mais burocrática, porém, é através dele que podemos receber mais incentivos federais”, afirmou.

Só nos primeiros três meses deste ano, o Savis do Dona Regina já contabilizou 60 atendimentos.  A quantidade já é considerada alta com relação ao total do ano passado, que foi de 189 vítimas.  Segundo a coordenadora do setor, Zelma Moreira, o hospital recebe demanda de todos os municípios do interior e de estados vizinhos. “Independente de idade e do sexo, o Dona Regina é referência no atendimento 24 horas de violência sexual. Contamos com uma equipe capacitada de profissionais para receber essas pessoas, orientar e prestar os devidos serviços”, informou.

O Ministério da Saúde oferecerá ainda visita técnica e estágio em serviços de referência nacional para profissionais do Savis do Dona Regina e Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (Savid) do Hospital Infantil de Palmas. O objetivo é aprimorar as práticas de cuidado de crianças e adolescentes, em situação de violência.

Durante a tarde, o Ministério percorre o Hospital Infantil Público de Palmas e se reúne com gestores e profissionais do hospital e profissionais da Sesau.  Nesta sexta-feira, 10, a representante do Ministério da Saúde deve se reunir com o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, diretores dos hospitais e diretoras de atenção primária, especializada e vigilância em saúde.

Fonte: Thaís Ramalho/Secom - TO